22-AGO-2019

Curso de Costureira é encerrado com desfile de trajes sobre festas tradicionais de Cedro

#AssistênciaSocial POR MACIEL 22 DE AGOSTO DE 2019

Foto: Marciel BEzerra

Solenidade de encerramento, na última quarta-feira (21), no Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac), teve desfile de trajes de época baseado na história do município - looks com as temáticas do algodão, Ferrovia, Festa do Chitão, João Batista Padroeiro e tecidos do século passado.

Presenças do prefeito Dr. Nilson Diniz, do vice Joãozinho de Titico, da Secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira, vereadores, da professora do curso Costura, Celeste Nascimento, do supervisor pedagógico do SENAC, Marconi oliveira, além de familiares e alunos.

Em discurso, o Prefeito de Cedro fez menção bem especial aos cursos ofertados, com recursos próprios da Prefeitura, e realizados por meio do SENAC. "Reafirmamos o nosso compromisso em ensinar, produzir e comercializar o que temos de melhor em Cedro, sempre promovendo o crescimento do município e o bem-estar da nossa gente", destaca Dr. Nilson Diniz.

Os alunos tiveram a oportunidade de aprender e praticar a arte refinada do corte e da costura com a professora Celeste Nascimento. "Os alunos sairão daqui com condições de produzir com qualidade. Com essa oportunidade de terem uma qualificação profissional, neste período de crises, poderão melhorar sua renda e a renda de sua família", pontua.

Desfile
Sob os olhares atentos dos muitos convidados presentes ao desfile, cerca de 20 mulheres pisaram na passarela, ao lado dos filhos, realizando sonhos e ampliar suas possibilidades de crescimento com as políticas públicas postas em prática pela administração municipal, de Cedro. Para Fátima Lima, que não tinha conhecimento algum na área, o curso é um divisor de águas em sua vida. Emocionada, destacou: "Sou da área da beleza, mas me decidi a aprender corte e costura para adquirir conhecimento e técnicas. E me aprimorar ainda mais para o mercado", avalia otimista.

Pela primeira vez fazendo um curso ofertado pela Prefeitura, a dona de casa Ana Paula ressalta que aprendeu "muitas técnicas interessantes", chegando mesmo a vestir roupa produzida por ela. "Eu gostei de tudo no curso. Agradeço a oportunidade. Quem não fez o curso, agarre a oportunidade e faça. É muito bom, é uma realização".

Para Natália de Souza, que já trabalha como costureira, o curso veio na hora certa, pois seus clientes contarão com novas peças e modelos produzidos por ela. "Eu me aprimorei e vou mostrar aos meus clientes quanto o Senac transformou minha vida e com isso, uma qualidade", se anima Natália.

A unidade do Senac em Cedro mantém convênio com a Prefeitura de Cedro já há algum tempo, investindo em melhorias para população, em diversas áreas. "A gente acredita na força da educação, na transformação das expectativas de vida das mulheres e de seus familiares. Daqui estão saindo profissionais de alto nível. É essa a missão do Senac", salienta o supervisor pedagógico, Marconi Ribeiro.

Moda na Exposição na FEAGRI
Na nesta sexta-feira, 30 de agosto, teve exposição das roupas, ocasião da Feira do Empreendedorismo e da Agricultura Familiar (FEAGRI), na praça da matriz. Aplausos para as profissionais da costura preparadas em Cedro.

Estão em andamento os cursos de Biscoitos Variados, Corel Draw, Costureiro e Depilador. É o município fortalecendo cada vez mais as oportunidades em transformar essa gente talentosa em empreendedoras de futuro. "Trata-se de uma política fortalecimento às famílias, da criação de oportunidades para a expansão, cada vez maior, da economia local", ensina a Secretária Luciana Vieira.