29-AGO-2019

Conferência Municipal debate Políticas Públicas em Assistência Social no Cedro

A IX Conferência Municipal de Assistência Social, na última quinta-feira (29), avaliou as novas diretrizes com foco em avanços, na gestão e no financiamento da efetivação do Sistema Único da Assistência Social - SUAS.

#Educação POR MACIEL 29 DE AGOSTO DE 2019

Foto: Marcos Rodrigues

O evento, no Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac), teve a presença do Prefeito Dr. Nilson Diniz, da Secretaria do Trabalho e Assistência Social Luciana Vieira, do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ana Paula Dias da Silva, além de vereadores, técnicos do CRAS, CREAS e SCFV, secretários municipais, usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), população em geral.

Dr. Nilson Diniz informou que o Governo Federal diminuiu repasses para Assistência Social nos municípios, o que tem prejudicado sobremaneira o andamento das ações no setor. "Naturalmente, quem tem que tocar essas ações são os municípios. Por isso, a importância destas conferências para que possamos traças metas e buscar reaver conquistas asseguradas".

O Prefeito de Cedro enfatizou a PEC 383/2017, que altera a Constituição Federal no sentido de garantir recursos mínimos para o financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). "O momento é de discussão da matéria. Ultimamente não estão sendo repassados recursos. Houve corte de 50%. O Brasil está crescendo e as dificuldades aumentaram, daí a importância de manter e até incrementar este financiamento", pontua.

Conferência Municipal

O tema de 2019 trata do "Plano Decenal 2016/2026: Desafios e Possibilidades para a Assistência Social em Tempos de Crise", e aborda os seguintes eixos, à luz do Controle Social: Financiamento Público da Política de Assistência Social; Proteção Social do (SUAS) e sua relação com o Sistema de Justiça; SUAS e a Previdência Social. A IX Conferência Municipal de Assistência Social de Cedro teve palestra-magna com as profissionais Luciana Vieira, Luciana Sátiro e Sueywanni Ribeiro.

Após as discussões foram formados por grupos com as apresentações das propostas e escolha de delegados para etapa da XIII Conferência Estadual de Assistência Social, que acontecerá dias 17 e 18 de outubro em Fortaleza.

Para a Secretária do Trabalho e Assistência Social, o município de Cedro vem investimento forte em políticas públicas, porém, é necessário que os recursos sejam garantidos para que avançar em áreas sob a sua responsabilidade. "Ao longo dos últimos anos, apesar das dificuldades, estamos avançando, são várias conquistas. Entendemos que os usuários necessitam, de fato, do amparo governamental. Por isso, as novas diretrizes com foco em avanços, na gestação e no financiamento da efetivação do Sistema Único da Assistência Social", assevera Luciana Vieira.

A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ana Paula Dias da Silva, avalia como "muito positiva" a realização da Conferência. "Tivemos um público que nos deu a garantia de estarmos fortes na luta por mais recursos e qualidade nos serviços ofertados. O encontro foi bastante participativo", detalha.

Quem foi, gostou!

A dona de casa Vânia Vilca conta que o momento atual requer debates, ela que nunca havia participado de uma conferência. "Fiquei feliz. Quando recebi o convite, não poderia deixar de participar. Deixei minha sugestão para a melhoria do CRAS, do qual participo", pontua.

Para a Sra. Raimunda Moura, encontros assim são importantes: para além das propostas de melhoria dos serviços, é possível constatar quanto o Prefeito Dr. Nilson Diniz está investindo no setor da Assistência Social. "Tem mais: ele conseguiu um micro-ônibus, cursos e ofertou momentos de lazer pra gente. Por isso é fundamental a união de todos nós neste momento de cortes de investimentos por parte do Governo Federal", destaca.

Cedro se despede do secretário de Esporte Ellesson Barbosa

Personalidade pública respeitável, gestor sempre comprometido com as causas do município, em favor da elevação da qualidade de vida dos cedrenses, deixa saudade

Inscrição para Ciclo Sesc 2024 começa hoje

Ciclistas podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na sede da Secretaria de Esporte