22-AGO-2019

Cedro realiza ações de conscientização sobre aleitamento materno no "Agosto Dourado"

#Educação POR MACIEL 22 DE AGOSTO DE 2019
Grupos de gestantes estão aderindo à Campanha, que acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e conta com a participação de profissionais da saúde.

O Prefeito Dr. Nilson Diniz esclarece que as ações são essenciais para conscientizar as mães sobre a saúde do bebê a partir da amamentação. "Isso já vem sendo feito há anos, tivemos diversos momentos que tratam do aleitamento materno, que previne doenças e mantém o pequeno cada vez mais saudável".

No posto de saúde na comunidade de Santo Antônio, a rotina dos profissionais, nesse agosto Dourado é contemplada com visitas domiciliares para a orientação às gestantes. "Realizamos ações com a participação de todos os profissionais da equipe e foram feitas palestras com orientações sobre cuidados no Pré Natal, dando ênfase ao Aleitamento Materno e sua importância até pelo menos os 2 anos de vida da criança, essas orientações que foram ministradas pelo Médico, Enfermeira e Dentista da equipe e a Nutricionista do NASF", explica a enfermeira Vicência Márcia. O Público Alvo foram as Gestantes e Mulheres com filhos menores de dois anos.

Capacitação

Semana passada, profissionais de saúde foram atualizados sobre o aleitamento materno. Na visão da Coordenadora da Atenção Básica, Simone Firmo, todas as metas estabelecidas para este mês estão sendo realizadas. "Para o ano todo, estabelecemos ações em continuidade ao objetivo de ampliar cada vez mais importância dos cuidados sobre a amamentação", destaca Simone Firmo.

Tome nota!

O aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade.

A dona de casa Maria Rute participou de um encontro no posto de saúde do Antônio com seu filho de colo. E se emociona ao falar sobre amamentação. "Com o leite materno, a criança fica saudável e imune de várias doenças no futuro. amamentar é alimentar minha criança de saúde", destaca.

Dia "D"

Os profissionais da Atenção Básica (AB) participaram na última terça-feira (20), no Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (SENAC), da implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), que visa ao fortalecimento das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação. Houve palestra para gestantes, puérperas e nutrizes. As temáticas abordadas foram: "Amamentação e introdução alimentar - desafio dos primeiros dias", e "O retorno ao trabalho".

Na avaliação do Secretário de Saúde Russel Sirius, por todo o ano são promovidas medidas educativas sob a orientação da gestão municipal. "Nosso objetivo é manter este cuidado refinado com as gestantes. O apoio do governo municipal tem sido importante".

#Agenda Hoje

#Agenda Hoje

Cedro se despede do secretário de Esporte Ellesson Barbosa

Personalidade pública respeitável, gestor sempre comprometido com as causas do município, em favor da elevação da qualidade de vida dos cedrenses, deixa saudade