05-AGO-2019

Inteligência emocional é destaque em escolas na cidade de Cedro

Temáticas de competências socioemocionais fazem parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desenvolvidas em sala de aula na rede das escolas municipais.

#Educação POR MACIEL 05 DE AGOSTO DE 2019

Foto: Marcos Rodrigues

Na Escola Municipal Gabriel Diniz, em sala de aula, com estudantes do 8ª ano, surgiu a indagação: "Quem tem medo das emoções?". Segundo Edgar Morin, antropólogo e sociólogo, "não existe separação entre racional e emocional, pelo contrário, os dois se complementam". O que todos pensam, no entanto, é que as pessoas que demonstram emoções são tidas como frágeis ou até mesmo sem força. É preciso discutir o assunto, e a sala de aula é o local ideal.

Além do foco no ensino e no aprendizado, é importante formar, além de bons profissionais, cidadãos preparados - para as matérias convencionais, para a vida em toda a sua abrangência. "Integramos essas ações aos sábados letivos das escolas municipais, entendendo que a inteligência emocional é tema para discutido em ambiente escolar, formando alunos e pessoas preparadas para se comportarem diante de situações adversas", justifica o prefeito Dr. Nilson Diniz.

A vivência dentro das escolas
Por meio da leitura e do auxílio dos professores, os alunos são motivados a replicar seu aprendizado além dos muros da escola. "Estamos abordando muitos temas que trabalhem a autoconsciência, como a prática de lidar com emoções, a automotivação, a empatia e a capacidade de relacionar-se com o próximo. Essa iniciativa pode ser repassada a toda a sociedade", relata a Secretaria de Educação, Esmeraldina Bezerra.

Para a Coordenadora escolar Rose Clementino, as aulas são oportunidades para a melhora do desempenho pessoal dos estudantes. "Nossa expectativa é que cada aluno possa compreender as manifestações afetivas de suas vidas, além de os ajudar no desenvolvimento para a vida".

Tradicionalmente, as escolas priorizam desde cedo a formação do estudante com foco no desenvolvimento de competências cognitivas, tais como o raciocínio e a memória. "Muitas pesquisas já apontam que desenvolver intencionalmente as competências socioemocionais nas práticas escolares, tais como ajudar os estudantes a aprenderem a se relacionar consigo mesmo, reconhecendo e dialogando com suas emoções, pode trazer mais benefícios para o processo de aprendizagem e para inúmeras realizações ao longo da vida, como na saúde, no trabalho e nas relações sociais", destaca a Coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE - Educação), Aldenoura Gomes.

O que é BNCC?
Sigla para a Base Nacional Comum Curricular, BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Cedro se despede do secretário de Esporte Ellesson Barbosa

Personalidade pública respeitável, gestor sempre comprometido com as causas do município, em favor da elevação da qualidade de vida dos cedrenses, deixa saudade

Inscrição para Ciclo Sesc 2024 começa hoje

Ciclistas podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na sede da Secretaria de Esporte