28-JUL-2019

Alunos do Projeto Soletrando de Cedro conhecem pontos turísticos de Fortaleza

#Educação POR MACIEL 28 DE JULHO DE 2019

Foto: Marcos Rodrigues

Dias 25 e 26 de julho, os estudantes vencedores do Projeto Soletrando de Cedro nos anos de 2016 e 2017 visitaram a capital do estado e participaram do VII Congresso de Escritores, Poetas e Leitores, realizado na Casa José de Alencar. Acompanhados de diretores, professores e técnicos da Secretaria de Educação, eles representam as escolas municipais Gabriel Diniz, Leandro Alves Correia, Francisco Henrique da Costa e João Batista Moreno.

O prefeito Dr. Nilson Diniz destaca que a visita à capital do estado é uma forma de incentivo ao esforço de cada um pela leitura dos livros que foram trabalhados durante as edições citadas. Os estudantes se debruçaram sobre as obras dos autores cearenses José de Alencar, Raquel de Queiroz e Patativa do Assaré. "Conheceram pontos turísticos, locais retratados nas leituras que fizeram. Parabéns aos estudantes por aprenderem mais sobre a nossa rica história", pontua.

Na visita ao Instituto de Cultura Cearense, o escritor cedrense Francisco de Assis Clementino Ferreira, conhecido como Tizim, destacou a importância da ida dos conterrâneos a Fortaleza para vivenciarem a cultura como ferramenta de aprendizagem e cidadania. "Bebemos na fonte da história, aprendemos sobre a cultura e a literatura cearenses por meio de seus ilustres autores. Os cedrenses vivem momento histórico com a proximidade dos 100 anos do município".

Nas redes sociais, a professora Aparecida Oliveira, que acompanhou os estudantes na capital cearense, destacou a importância do Projeto Soletrando. "Torna-se uma política pública municipal em favor do enfrentamento e do combate ao fracasso escolar, como também intensifica as práticas de letramento numa perspectiva multidisciplinar, promovendo a cidadania da nossa comunidade escolar. Por conseguinte, todos saem vencedores", escreveu.

Outras belezas de Fortaleza

Os estudantes cedrenses tiveram a oportunidade de conhecer pontos turísticos como a Praia de Iracema, a Casa José de Alencar, Teatro José de Alencar e Associação dos Prefeitos do Ceará (APRECE), outras praias e shopping centers. "Crianças e adolescentes cedrenses estiveram pela primeira vez na capital e ficaram maravilhadas, isso também é aprendizado", pontua a Secretaria de Educação Esmeraldina Bezerra.

O que é o soletrando municipal?

A ação realizada pela Prefeitura de Cedro por meio da Secretaria de Educação consiste em soletrar corretamente as palavras e tem por objetivo ampliar o vocabulário dos estudantes, além de ensinar a ortografia correta das palavras e o seu significado. Os finalistas recebem prêmio de participação e medalhas. Na última edição, os estudantes puderam ler obras de José de Alencar e do escritor cedrense Zé Amorim.

#Agenda Hoje

#Agenda Hoje

Cedro se despede do secretário de Esporte Ellesson Barbosa

Personalidade pública respeitável, gestor sempre comprometido com as causas do município, em favor da elevação da qualidade de vida dos cedrenses, deixa saudade