Foto: Marcos Rodrigues
A portaria nº 874 publicada pelo Ministério da Saúde no dia 10 de maio, com a divulgação da segunda lista de certificação do 3º Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ - AB), traz o município de Cedro com nota máxima na avaliação, que vai de ruim, regular, desclassificado, bom, muito bom até ótimo, conforme a atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF.
O esforço contínuo pela melhor qualificação da saúde local independente das avaliações exteriores, importando tão somente garantir conquistas para a população. "Se o reconhecimento vem, ótimo. A conquista reflete o trabalho e o esforço de todos que fazem a gestão municipal, aqueles que atuam nas respectivas unidades de saúde, a gerência municipal e os técnicos dedicados em ofertar serviços de qualidade à população, do primeiro acesso ao atendimento final. Por isso somos certificados pelo Ministério da Saúde como MUITO BOM", comemora o prefeito, Dr. Nilson Diniz.
Notas
Os postos de saúde que obtiveram avaliação "Muito Bom" foram: Ubaldinho, Várzea da Conceição, Ferroviários, Pega Avoante e Lagêdo. Os postos Santo Antônio, Assunção, Centro, Afonso Celso e NASF foram avaliados com notas "Bom". Apenas o posto de saúde Fátima recebeu nota "Regular".
O Secretário de Saúde Russel Sirius destaca que a classificação do desempenho das equipes no 3º ciclo do PMAQ-AB retrata a realidade, em função do trabalho desenvolvido. "Estamos com notas muito boas, refletindo o compromisso da gestão municipal. Parabenizo os profissionais pelo empenho diário e o prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, pelo olhar sempre atencioso com a saúde".
O que é PMAQ?
Trata-se de uma ação cujo objetivo é incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. O PMAQ propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes envolvidas. Na avaliação, são verificados os critérios estrutura física, processo de trabalho e satisfação dos usuários. Diante de avaliações positivas, há aumento do valor de repasse por parte Governo Federal, que é revertido na qualificação da equipe e na melhoria da estrutura, resultando em benefícios para a população, por meio de uma série de atividades educativas desenvolvidas junto às escolas e à comunidade de modo geral.
A portaria nº 874 publicada pelo Ministério da Saúde no dia 10 de maio, com a divulgação da segunda lista de certificação do 3º Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ - AB), traz o município de Cedro com nota máxima na avaliação, que vai de ruim, regular, desclassificado, bom, muito bom até ótimo, conforme a atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF.
O esforço contínuo pela melhor qualificação da saúde local independente das avaliações exteriores, importando tão somente garantir conquistas para a população. "Se o reconhecimento vem, ótimo. A conquista reflete o trabalho e o esforço de todos que fazem a gestão municipal, aqueles que atuam nas respectivas unidades de saúde, a gerência municipal e os técnicos dedicados em ofertar serviços de qualidade à população, do primeiro acesso ao atendimento final. Por isso somos certificados pelo Ministério da Saúde como MUITO BOM", comemora o prefeito, Dr. Nilson Diniz.
Notas
Os postos de saúde que obtiveram avaliação "Muito Bom" foram: Ubaldinho, Várzea da Conceição, Ferroviários, Pega Avoante e Lagêdo. Os postos Santo Antônio, Assunção, Centro, Afonso Celso e NASF foram avaliados com notas "Bom". Apenas o posto de saúde Fátima recebeu nota "Regular".
O Secretário de Saúde Russel Sirius destaca que a classificação do desempenho das equipes no 3º ciclo do PMAQ-AB retrata a realidade, em função do trabalho desenvolvido. "Estamos com notas muito boas, refletindo o compromisso da gestão municipal. Parabenizo os profissionais pelo empenho diário e o prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, pelo olhar sempre atencioso com a saúde".
O que é PMAQ?
Trata-se de uma ação cujo objetivo é incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. O PMAQ propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes envolvidas. Na avaliação, são verificados os critérios estrutura física, processo de trabalho e satisfação dos usuários. Diante de avaliações positivas, há aumento do valor de repasse por parte Governo Federal, que é revertido na qualificação da equipe e na melhoria da estrutura, resultando em benefícios para a população, por meio de uma série de atividades educativas desenvolvidas junto às escolas e à comunidade de modo geral.