06-JUN-2019

Cedro entre as melhores escolas públicas do Ceará em 2018

A Escola Antônio Laurênio de Oliveira, no distrito de Santo Antônio, recebeu o Prêmio Escola Nota Dez

#Projetos POR MACIEL 06 DE JUNHO DE 2019
A Solenidade de premiação estadual do Programa Escola Nota Dez aconteceu na quinta-feira (6/6), no Centro de Eventos do Ceará, e contou com a presença do Governador, Camilo Santana; Vice-Governadora, Izolda Cela; Secretária Estadual da Educação, Eliana Estrela e equipe MAIS PAIC. Entre as escolas premiadas, destaque para os alunos do 2º ano do ensino fundamental da Escola Antônio Laurênio de Oliveira, no distrito de Santo Antônio.

O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz; Vice, Joãozinho de Titico; Secretária de Educação, Esmeraldina Bezerra, equipe técnica e pedagógica da pasta, professores, gestores educacionais, coordenadores, outros representantes da educação, e alunos da escola premiada estiveram presentes ao evento.

"Fomos receber o prêmio que é resultado de uma grande corrente defensora da educação de qualidade para jovens e crianças cedrenses, uma conquista que só foi possível graças à responsabilidade dos professores, dedicação dos profissionais e compromisso dos nossos pequeninos." Enfatiza o prefeito Dr. Nilson Diniz.

Além do incentivo financeiro para melhoria da estrutura nas unidades escolares, o Prêmio Escola Nota Dez reforça o sentimento de satisfação nos docentes na formação das novas gerações. "É muito importante, porque desperta cada vez mais o interesse do educando e também o trabalho do professor. Ser reconhecido como aquele que ajudou criança a ler e escrever é gratificante demais", destaca a pedagoga Maria Rosenilda, coordenadora da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Antônio Laurênio de Oliveira.

A Secretária de Educação, Esmeraldina Bezerra, avaliou a importância da premiação para os alunos e para a ampliação dos recursos para as escolas. "A gestão municipal tem apresentado grandes avanços, mudando a realidade escolar do passado, com os investimentos corretos estamos melhorando índices e colhendo resultados positivos, o nosso objetivo é aprimorar cada vez mais o aprendizado de nossos alunos".

Ceará na Idade Certa

Das premiações entregues às escolas na 11ª edição do prêmio, 150 foram para os melhores resultados de alfabetização na idade certa ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Já a avaliação dos estudantes nas disciplinas de Português e Matemática, critério adotado para premiar as escolas pelo desempenho de suas turmas do 5º e 9º anos, concedeu, ao todo, 187 prêmios. A avaliação alcançou 283.420 alunos das três séries de 5.142 escolas públicas.

Em 2007, o Ceará possuía 39% dos alunos alfabetizados na idade certa, agora são quase 90% das crianças do 2° ano alfabetizadas. Todos os indicadores têm melhorado e o Ceará tem posição de destaque como a melhor educação pública do Ensino Fundamental do país. Em seu discurso, o governador Camilo Santana ressaltou que os resultados de 2018 foram os melhores desde o início do programa. "É o melhor resultado de toda história do programa, todo ensino fundamental é avaliado e premiado, no último IDEB das 100 melhores escolas públicas do Brasil, 82 eram nossas, o Ceará dá exemplo para o Brasil e o mundo".