16-MAI-2019

Dia Internacional do Museu será comemorado em Cedro

Comemoração acontece nesta sexta-feira (17/5). A data oficial é 18 de maio, mas a prefeitura resolveu antecipar as ações e preparou uma extensa programação no Museu da Cidade.

#Agenda POR MACIEL 16 DE MAIO DE 2019

Foto: Marcos Rodrigues

Visitas guiadas, objetos de época, exposição fotográfica, literatura de cordel, além de exibição de documentários, coletâneas de matérias e de uma maquete virtual. Tudo isto estará disponível para a população de Cedro nesta sexta-feira (17/5) no Museu de Cedro, a ação comemora o Dia Internacional do Museu, celebrado no dia 18 de maio.

A comemoração faz parte da programação anual de atividades do projeto "Museu de portas abertas", uma forma da população participar e conhecer cada vez mais o espaço. "Temos uma história rica, boa parte dela contada através da ferrovia, nosso trabalho é restaurar, relembrar e preservar essa história. Em 2016, entregamos a estação ferroviária totalmente reformada e pronta para abrigar o Museu de Cedro, em uma bela festa, que homenageou profissionais e familiares e que marcaram história nesta terra", destaca o prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz.

A programação conta com uma mostra cultural cujo tema é: "literatura de cordel", com cordelistas Edson Reis e Ioneide Moura, além da exibição de entrevistas como a da Sra. Consuelo, viúva de Ivens Dias Branco e família, durante apresentação do sistema Ivens Dias Branco (SISDIBRA), programa a ser instalado no Memorial para catalogar dados que contarão a história e a genealogia de famílias cedrenses. O Memorial será entregue nas comemorações do centenário do município, em 2020.

O encerramento do evento contará com a apresentação da banda de música, maestro José Pretinho, que trará os jovens de sua formação interpretando músicas de época. A Secretária de Cultura de Cedro, Aparecida Evangelista, enfatiza a importância desta participação. "Será um momento de relembrar a alegria da época da chegada do trem e com toda certeza iremos recordar sempre o passado de nossa gente e o êxito atual de Cedro".

Exposição fotográfica

No final do mês de maio será aberta a exposição "olhares fotográficos", do fotógrafo Marciel Bezerra que contará com imagens do grupo de idosos do CRAS I e II.

Locomotiva será restaurada

Para comemorar as festividades deste ano, a Prefeitura pretende restaurar a locomotiva antiga que fica do lado externo da estação ferroviária. Marinete Silva, moradora de Cedro lembra a importância dessa restauração. "Por diversas vezes os trilhos nos trouxeram desenvolvimento. Nossa história deve permanecer viva sempre", pontua.

Cedro se despede do secretário de Esporte Ellesson Barbosa

Personalidade pública respeitável, gestor sempre comprometido com as causas do município, em favor da elevação da qualidade de vida dos cedrenses, deixa saudade

Inscrição para Ciclo Sesc 2024 começa hoje

Ciclistas podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na sede da Secretaria de Esporte