03-MAR-2019

Produtores rurais recebem certificados de cursos

Diversas dicas foram repassadas para a comunidade de Serraria

#Agricultura POR MACIEL 03 DE MARÇO DE 2019

Foto: Marcos Rodrigues

Cerca de 60 produtores rurais da comunidade de Serraria, no distrito de Várzea da Conceição, receberam na manhã deste domingo (3/3), na sede da Associação local, certificados dos cursos de Produção Artesanal de Conservas, Pães, Negócio Certo Rural e empreendedorismo.

O encontro contou com a presença do prefeito em exercício, Joãozinho de Titico; presidente do Sindicato Rural de Cedro, José Ferreira; presidentes de associações; lideranças comunitárias; produtores rurais e famílias beneficiadas; além dos vereadores Silvana Leite, Gilberto Barbosa e Juceza Teixeira.

"Tem sido um diferencial da gestão municipal a busca por capacitar os trabalhadores rurais, desta forma, melhoramos a renda familiar e fortalecemos a agricultura familiar", afirmou Joãozinho de Titico. Além da comunidade de Serraria, os distritos de Santo Antônio e Assunção já foram beneficiados com cursos.

Durante os cursos foram repassadas dicas sobre: higiene e saúde na manipulação de alimentos; técnicas de processamento e qualidade alimentar; utilização de ingredientes básicos, complementares e alternativos da fabricação de pães e biscoitos artesanais; técnicas de armazenamento e validade, entre outras. Já o Negócio Certo Rural é um programa gratuito de capacitação em planejamento e administração de pequenos negócios rurais.

Parcerias
Para a realização dos cursos, o Sindicato Rural contou com a participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), e da Prefeitura de Cedro. "Iremos desenvolver ações para aproximarmos da comunidade, trazendo benefícios a todos e fortalecendo cada vez mais a zona rural", enfatizou José Ferreira.

O presidente da Associação da comunidade de Serraria, Geraldo Gomes, afirmou que a oportunidade chegou na hora certa. "Este é mais um incentivo ao homem do campo e estamos felizes pela presença do prefeito em exercício. Aproveitamos para comemorar e apresentar novas demandas para nossa comunidade".

Outras ações
Em novembro de 2018 o SENAR realizou atendimentos na zona rural do Distrito de Assunção, beneficiando cerca de 200 moradores com ações de prevenção ao câncer de próstata e de colo do útero. Na ocasião, foram distribuídos kits de higiene, além de ações para melhorar a autoestima tais como corte de cabelo e cuidados com as unhas e uma palestra sobre a importância da prevenção do câncer.

Cedro se despede do secretário de Esporte Ellesson Barbosa

Personalidade pública respeitável, gestor sempre comprometido com as causas do município, em favor da elevação da qualidade de vida dos cedrenses, deixa saudade

Inscrição para Ciclo Sesc 2024 começa hoje

Ciclistas podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na sede da Secretaria de Esporte