13-DEZ-2018

Estudantes de Cedro vencedores da Gincana sobre Aedes aegypti são contemplados com tablets

No rol de ações da competição tivemos as visitas domiciliares, a utilização do aplicativo Aedes em foco.

#Dengue POR MACIEL 13 DE DEZEMBRO DE 2018

Foto: Marcos Rodrigues

O mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya, tem um exército de combatentes à altura: os estudantes da rede municipal de ensino. Ao longo dos últimos meses, várias etapas da gincana foram desenvolvidas nas escolas Gabriel Diniz, Celso Alves, Obi Diniz e Estefânia da Silva e o encerramento, na última sexta-feira (07/12), teve a entrega de tablets aos vencedores.

No rol de ações da competição tivemos as visitas domiciliares, a utilização do aplicativo Aedes em foco, além de criação de textos literários, gravação de áudio e vídeos com depoimento de moradores acometidos pelas doenças causadas pelo mosquito, além da realização de estudo em sala de aula sobre os sintomas das doenças e as ações desenvolvidas no município na luta contra o perigoso inseto.

Na cerimônia de encerramento, o prefeito Dr. Nilson Diniz enfatizou o papel do estudante no combate diário ao mosquito, clara demonstração de que as futuras gerações de cedrenses estarão mais conscientes sobre o agravo das doenças. "Temos aí uma oportunidade de colocarmos à disposição de nossos alunos estas medidas eficientes, para que possamos fazer no dia-dia o combate. Os professores desempenham essa importante ferramenta de orientação", ressalta.

Para a realização da gincana, a Secretaria de Saúde contou com o apoio da secretaria Municipal de Educação, do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses, da Brigada Municipal e do Programa Saúde na Escola (PSE - Educação e Saúde), cuja programação anual contempla a apresentação de diversos trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

Para o secretário de Saúde Russel Sirius, a competição entre equipes teve o objetivo de reforçar os cuidados da gestão municipal na meta de zerar, ou pelo menos minimizar, os casos de dengue, zika e chikungunya no município. "Vimos que foi importante a culminância de ações, tivemos apresentações culturais que demonstram que o estudo e os cuidados foram apreciados com zelo pelos nossos alunos".

No final, aconteceu o jogo torta-cara, competição com perguntas sobre o mosquito Aedes aegytpi. A equipe campeã foi da Escola Celso Alves e os 10 alunos que participaram da competição receberam um tablet.

Outra ação realizada no município é a criação de brigada nas escolas e instituições públicas com o uso do aplicativo em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), o Aedes em Foco.

No último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA), no dia 16 de novembro, o município de Cedro registrou Dengue (06), Chikungunya (01) e nenhum registro de Zika.

O que é
O aplicativo Aedes em Foco é uma criação do LME/UFC Virtual em parceria com o Núcleo de Medicina Tropical da UFC e Governo do Estado do Ceará. Alia a tecnologia avançada com a ajuda da população, que também se torna protagonista desse processo através da estratégia de "Brigadas Colaborativas".

Além de organizar dados, o aplicativo proporciona momentos lúdicos aos seus usuários, através de um jogo que mostra uma cidade infestada do mosquito Aedes aegypti. O participante fica sendo o personagem que faz parte das Brigadas locais, conquistando a confiança da população ao fazer um ambiente melhor para todos sem o mosquito.

Para mais informações sobre o aplicativo, acesse:

Cedro é a cidade escolhida
Nosso município foi escolhido para a implantação do projeto Aedes em Foco. Durante a Jornada de Formação no Controle de Arboviroses, Agentes de Endemias, professores da comunidade escolar e Assistentes Sociais participaram de palestras, oficinas e cursos sobre a importância do engajamento e filosofia do aplicativo, na luta contra a disseminação de foco do mosquito Aedes aegypti.