NOTÍCIAS

30-NOV-2018

Médicos cubanos se despedem de Cedro; vagas já foram preenchidas através de edital do Governo Federal

A Prefeitura segue tomando as medidas necessárias para suprir a demanda dos pacientes, ante a saída dos cubanos. Estuda estratégias para que a população não seja afetada enquanto os substitutos não chegam.

Por Maciel 30/11/2018 #saúde

Foto: Marciel Bezerra

Na última terça-feira (28), seis profissionais do Programa Mais Médicos em Cedro embarcaram no Aeroporto Orlando Bezerra em Juazeiro do Norte rumo a Cuba. A despedida dos médicos contou com homenagens, lágrimas e um jantar com o prefeito Dr. Nilson Diniz.




Ysabel Gomez, Elicet Canales, Luis Angel, Zoila Yakelin, Claudia Lazara e Lisandra Martinez atuavam nas Unidades Básicas de Saúde das zonas urbana e rural do município. Para o gestor municipal, os médicos desempenharam papel relevante junto à população, foram bem acolhidos. E agradeceu pelo trabalho realizado pelos profissionais da ilha caribenha. "Eles se dedicaram, conquistaram a simpatia e o respeito dos pacientes. Agradecemos pela missão cumprida, pela dedicação em prol da saúde de qualidade do nosso povo".




As vagas do novo edital do Mais Médicos já foram preenchidas em Cedro. Segundo o Ministério da Saúde, seis novos médicos virão substituir os que saíram. Os médicos têm até 14 de dezembro para se apresentar e entregar a documentação exigidos no edital. Para o Secretário de Saúde Russel Sirius, somente dois médicos se apresentaram até a tarde de quarta-feira (28/11).

"Estamos atentos à chegada dos novos profissionais, pela continuidade dos serviços de saúde ofertados à população", destaca o secretário.




A Prefeitura segue tomando as medidas necessárias para suprir a demanda dos pacientes, ante a saída dos cubanos. Estuda estratégias para que a população não seja afetada enquanto os substitutos não chegam.




Em sua despedida no aeroporto, o médico Luis Angel agradeceu a população. "Fui muito acolhido. As pessoas ficaram felizes com um médico que iria atender a qualquer horário. Agradeço a comunidade de Assunção. Já chorei bastante", disse.




O MAIS MÉDICOS

Criado em 2013, o Programa ampliou a assistência na Atenção Básica, fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. Eram 18.240 profissionais em mais de 4 mil municípios e 34 DSEIs (Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), levando assistência a cerca de 63 milhões de brasileiros.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024Selo TCE Ceará SustentávelSelo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024