28-NOV-2018

Dr. Nilson realiza consultas em Cedro como parte da campanha Novembro Azul

#Saúde POR MACIEL 28 DE NOVEMBRO DE 2018

Foto: Marciel Bezerra

O prefeito e médico urologista, Dr. Nilson Diniz, realizou atendimentos na quinta-feira (15/11). As consultas prosseguem até o dia 30 deste mês. A iniciativa é parte da campanha Novembro Azul, que tem como objetivo a prevenção do câncer de próstata e de outras doenças que acometem os homens e tem apoio da Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

As ações, voltadas à atenção integral da saúde do homem, ocorrem por meio de uma triagem dos profissionais de cada posto de saúde com consultas médicas, odontológicas, enfermagem, realização de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C nas 12 unidades básicas de saúde. "A procura aumentou, isto mostra que os homens de Cedro estão conscientes que esta doença é preocupante e a prevenção é fundamental. As ações ocorrem o ano inteiro, mas neste mês as intensificamos bastante", reforça Dr. Nilson.

Ao todo, já foram realizados 617 exames de Antígeno prostático específico (PSA), por meio de triagem para atendimentos. Além das consultas, já foram realizadas palestras em associações comunitárias, postos de saúde, igrejas evangélicas e Loja Maçônica Deus e Justiça Nº 11 com expressiva presença de público.

Na próxima quinta-feira, 29, o prefeito fará novos atendimentos, desta vez na Unidade Básica de Saúde do Alto do Padeiro. A ação terá apoio das Agentes Comunitárias de Saúde e profissionais de saúde da área. O Secretário de saúde, Russel Sírius, ressalta que a adesão está sendo positiva. "Isso demonstra a importância das políticas públicas voltadas para os cuidados com a saúde dos homens".

O aposentado Inácio Amâncio buscou pela primeira vez o atendimento e ressaltou o empenho pessoal do gestor nesta causa. "É um exame que é necessário todo homem fazer e acredito que quanto antes é importante e o médico Dr. Nilson Diniz está fazendo um excelente trabalho humanizado".

Dados

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.

Cedro recebe 5 mil doses de vacina contra Febre Aftosa

Ação do Governo do Estado, Aprece e Fetraece em parceria com a Prefeitura Municipal irá beneficiar criadores cedrenses

Cedro amplia vacinação contra gripe para todas as faixas etárias

Para se vacinar o cidadão deverá comparecer com documentos pessoais e cartão do SUS