26-NOV-2018

Cedro promove dia "D" da Cultura de Paz e Não Violência

Na manhã deste sábado (24/11), aconteceu o dia “D” da Cultura de Paz e Não Violência em Cedro.

#Cultura POR MACIEL 26 DE NOVEMBRO DE 2018

Fotos: Arquivo Escolas Municipais

Na manhã deste sábado (24/11), aconteceu o dia "D" da Cultura de Paz e Não Violência em Cedro. As atividades reflexivas sobre a Cultura de Paz para melhor qualidade de vida contaram com o uso de textos informativos, paródias, caminhada, confecção de painéis, poemas, dinâmicas, músicas, palestras e hasteamento da Bandeira da Paz.

Ações de promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos desenvolvidas pela Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Educação e execução do Programa Saúde na Escola (PSE-Educação), estão sendo realizadas com estudantes e famílias da rede pública de ensino. "Estamos construindo práticas de cultura de paz, substituindo a violência pelo amor e a paz. Essa mudança começa em todos nós com ações que nossos profissionais de educação estão desenvolvendo", ressalta o prefeito, Dr. Nilson Diniz.

O projeto é desenvolvido por meio da abordagem transversal dos conteúdos trabalhados nas diversas disciplinas e, mais especificamente, na Disciplina de Formação Humana. A Coordenadora do Programa Saúde da Escola (PSE-Educação), Aldenoura Gomes, lembra que o projeto contribui para um clima escolar mais harmonioso e feliz. "Um ambiente melhor somente será possível mediante a implementação de práticas pedagógicas pautadas na tolerância, no diálogo e no respeito às diferenças".

Na Escola Francisca de Jesus Cavalcanti foi realizada leitura bíblica e acolhimento de estudantes e familiares. Os estudantes da Escola Arakén Sedrim de Aguiar, hastearam a bandeira da paz e tiveram rodas de conversas sobre os seis pilares da cultura de paz: respeitar a vida, rejeitar à violência, ser generoso, ouvir para compreender, preservar o planeta e redescobrir a solidariedade. Outras escolas realizaram atividades que serão implementadas em sala de aula. Outras ações estão sendo planejadas para o próximo ano letivo nas escolas.

A data

De acordo com a Assembleia Geral da UNESCO (1999), a cultura de paz é um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados no respeito à vida, ao fim da violência, à prática da não-violência por meio da educação, diálogo e cooperação. "Temos diversos projetos que promovem ações que envolvem as famílias e com isto ficamos felizes com a participação de todos", ressalta a Secretária de Educação, Esmeraldina Bezerra.

Cedro recebe 5 mil doses de vacina contra Febre Aftosa

Ação do Governo do Estado, Aprece e Fetraece em parceria com a Prefeitura Municipal irá beneficiar criadores cedrenses

Cedro amplia vacinação contra gripe para todas as faixas etárias

Para se vacinar o cidadão deverá comparecer com documentos pessoais e cartão do SUS