20-NOV-2018

Escolas de Cedro celebram o Dia da Bandeira

Comemorada nesta segunda-feira (19), a data contou com diversas ações na rede pública de ensino

#Cultura POR MACIEL 20 DE NOVEMBRO DE 2018
O patriotismo e o amor à pátria foram destaque neste 19 de novembro, data em que comemoramos o Dia da Bandeira. O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, lembrou a importância do Dia da Bandeira. "Temos que celebrar o fato de sermos brasileiros, nossos pequenos devem ser cada vez mais patriotas e a bandeira é um símbolo que une a todos nós, como povo, como nação".

A Secretária de Educação, Esmeraldina Bezerra, ressaltou a relevância de se lembrar da data. "É importante que nossos estudantes possam experimentar os valores cívicos e contemplar a bandeira, que representa todas as conquistas de nossa amada nação".

Ações nas escolas

Na Creche Despertar, crianças participaram de atividades de leitura, pintura e confecções de trajes de época. A professora, Silvia Cândida, enfatizou que as crianças puderam pintar e conhecer pouco mais sobre a bandeira do Brasil. "Elas participaram de Roda de conversa sobre o histórico e as cores da bandeira, além de pintar e cantar o hino da bandeira em sala de aula".

Já na Escola Municipal Arakén de Sedrim de Aguiar, os alunos do 4º ano realizaram leitura de textos sobre o histórico e a simbologia das cores da bandeira. Os estudantes relembraram fatos históricos. "Fizemos uma dinâmica com as cores e o significado das frases, despertando, desde cedo, nossas crianças a conhecerem os símbolos do nosso país", explica Cícera Fernandes. Os alunos também conheceram as bandeiras dos estados brasileiros e do município de Cedro.

As turmas da Escola Municipal Francisca de Jesus Cavalcanti, também participaram de atividades lúdicas de leitura, pintura e execução do hino da bandeira. "Refletir sobre o real sentido de conhecer a bandeira e principalmente mostrar o significado das cores e sua importância no nosso dia-dia", reforça a diretora Cilene Nogueira.

O Dia da Bandeira

Dezenove de novembro é comemorado em todo o território nacional como o Dia da Bandeira. A bandeira do Brasil foi instituída em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República. A bandeira nacional é o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro. Em vez do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca.

Cedro recebe 5 mil doses de vacina contra Febre Aftosa

Ação do Governo do Estado, Aprece e Fetraece em parceria com a Prefeitura Municipal irá beneficiar criadores cedrenses

Cedro amplia vacinação contra gripe para todas as faixas etárias

Para se vacinar o cidadão deverá comparecer com documentos pessoais e cartão do SUS