NOTÍCIAS

25-OUT-2018

Concurso gastronômico VI ExpoCedro 2018 revela talentos e fortalece culinária local à base de ovinos e caprinos

A VI ExpoCedro 2018, de 16 a 21 de outubro, teve uma atração pra lá de saborosa: o concurso gastronômico, que revelou talentos com pratos preparados à base de ovinos e caprinos.

#Empreendedorismo POR MACIEL 25 DE OUTUBRO DE 2018

Fotos: Marcos Rodrigues e Leonardo Sales

Seis receitas foram avaliadas e degustadas pelo corpo de jurados do Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/Ce), e representantes da organização da Feira. O vencedor foi o chefe de cozinha Thiago Oliveira, com o prato "Carré de cordeiro ao molho de laranja, acompanhado de batatas rústicas".



Ele explica que participou do concurso por "paixão pela gastronomia", e destaca o diferencial do seu prato. "O molho de laranja, que casa muito bem com carnes. Trabalhei o carré de cordeiro, ainda, com batatas rústicas e ervas aromatizantes. Os clientes já estão solicitando o meu empreendimento com para os seus cardápios", ressalta Thiago. No encerramento da VI ExpoCedro, o chefe de cozinha recebeu prêmio no valor R$ 400 reais e um troféu, entregue pelo prefeito Dr. Nilson Diniz e pela primeira-dama Ana Clécia.



Thiago Oliveira tem restaurante no terminal Rodoviário de Cedro, agora reformado e ampliado, com cardápio de pratos típicos nordestinos e sobremesas locais. "Já participei de cursos como pizzaiolo e salgadeiro. Neste concurso de gastronomia de ovinos e caprinos, mostrei essa carne nobre disponível no meu estabelecimento. Parabenizo a visão do prefeito Dr. Nilson Diniz pelas oportunidades que ele tem aberto para o setor produtivo local", finaliza.



Cozinha local ganha projeção

O concurso foi uma atração à parte, provando que Cedro tem já uma culinária própria. O prefeito Dr. Nilson Diniz destacou que o município vem promovendo alternativas para a população, por meio de capacitações no sentido de fomentar e impulsionar o turismo local. "Com isso, garantimos a geração de renda e promovemos diferenciais no comércio local".



O Supervisor Pedagógico do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Marcone de Oliveira, informa que foi ofertado curso de boas práticas na manipulação de alimentos aos inscritos no concurso. "Na capacitação demos dicas de higienização na manipulação de alimentos, da forma de se vestir e de apresentação dos pratos, confirme as normas vigentes do manual de boas práticas".



A segunda colocação

A empreendedora Denilda Lima, que mantém um quiosque com comidas típicas na praça Nilo Viana Diniz, também foi destaque no concurso, conquistando o segundo lugar. "O diferencial do meu prato foi a carne de carneiro. Ela tinha que brilhar, de acordo com que foi proposto no regulamento. Dei um toque nos temperos especiais, acompanhados de um dos melhores pratos que é o cuscuz, um dos mais pedidos no meu empreendimento", ressalta Denilda.


O secretário de Agricultura Manoel Bezerra explica que as oportunidades para novos empreendedores e produtores rurais estão abertas para que se possa construir um município referenciado nas culturas de ovinos e caprinos. "Foi justamente a culinária que movimentou o nosso evento, assim gerando oportunidades por meio de parcerias com entidades como SENAC, SEBRAE, SENAR e Associações Comunitárias, todas elas integradas à nossa ideia de ampliar a oferta de oportunidades pelo conhecimento", explica o Secretário.



Critérios do Concurso

Os critérios de avaliação foram criatividade, originalidade, praticidade, harmonia de sabor e textura, bem como a apresentação do prato, que ia da estética à maneira como o participante o mostrava aos avaliadores.



Classificação - chefes e onde trabalham

1º lugar - Thiago Oliveira (Sabores do chefe)

2º lugar - Denilda Lima (Ponto da Tapioca)

3º lugar - Antônio Pereira (Quiosque bom gosto)

4º lugar - Cicero Josival (Pizzaria local)

5º lugar - Alyne Andreia (Iphome Lanches)

6º lugar - Maria Morais (Barraca Volte Sempre)

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 4 dia(s)

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

#Agenda Há 4 dia(s)

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses

#Agenda Há 4 dia(s)

Prefeitura disponibilizará ônibus para estudantes prestarem vestibular da UECE

O transporte partirá de Cedro no domingo (28/04), às 7h, saindo da Praça da Matriz

#Agenda Há 4 dia(s)

Programa "Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável" em Cedro inicia aula com idosos

As áreas de tecnologia, saúde, educação, além de atividades físicas e sociais serão o foco das ações

#Agenda Há 4 dia(s)

Castramóvel da Prefeitura de Cedro inicia atendimentos para cães e gatos

Ação do Projeto Proteção Animal promove 120 consultas e 60 castrações gratuitamente

#Agenda Há 9 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

#Segurança Há 9 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 11 dia(s)

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito