11-AGO-2018

Prefeitura divulga calendário de reuniões para cadastramento do Garantia Safra

#Agricultura POR PRISCILA FERREIRA 11 DE AGOSTO DE 2018

Foto: Arquivo Prefeitura de Cedro

A Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, divulgou calendário de reuniões nas comunidades para cadastramento no Programa Garantia Safra (2018/2019). A ação começa na próxima segunda-feira, 13, no Distrito de Lagédo e segue até o dia 28 deste mês.

Podem se inscrever agricultores familiares com renda mensal de até? 1,5 salários mínimos (por família), que estejam cultivando áreas não irrigadas (arroz, algodão, feijão, mandioca ou milho) de 0,6 até? 05 hectares. O recadastramento é realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cedro.

O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, reforça que o apoio a zona rural é fator importante para melhora da economia local "Este seguro é importante para dar suporte durante a falta de chuvas. Com isso, oferecemos melhorias para as famílias que convivem com a seca".

Documentos necessários
Os agricultores já cadastrados nos anos de 2017 e 2018 deverão comparecer com cópia da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) já atualizado em 2018, além de número de um telefone para contato, documentos originais para consultas e foto 3x4 atual.

Os que nunca se cadastraram precisam de uma Foto 3x4 (atual), número de telefone, declaração da associação que pertence ou sindicato, xerox do RG e CPF do casal. Caso seja rendeiro é necessário comparecer com a declaração do patrão, INCRA ou ITR.

É importante levar o comprovante de pagamento do Garantia Safra 2016/2017. O gerente do Escritório da Ematerce em Cedro, José André, lembra que a falta de documentos implica o não cadastramento. "É importante que nosso agricultor se organize e possa cumprir o calendário de atendimento", ressalta.

O Secretário de Agricultura, Manoel Bezerra, ressalta o compromisso da administração municipal em agilizar os cadastros e as parcerias. "Estaremos dando suporte aos nossos agricultores para que possam ter este seguro, cada um deles tem seu trabalho digno, são nossos parceiros e nosso apoio é fundamental no momento".

Segue o calendário de reuniões para cadastro:
Dia 13/08: Distrito de Lagédo
Dia 14/08: Distrito de Várzea da Conceição
Dia 15/08: Distrito de Várzea da Conceição
Dia 16/08: Distrito Vale do Machado
Dia 20/08: Distrito Santo Antônio
Dia 21/08: Distrito Santo Antônio
Dia 22/08: Distrito de Assunção
Dia 22/08: Distrito de Candeias
Dia 23/08: Distrito Vale São Miguel
Dia 27:08: Distrito Vale São Miguel
Dia 28:08: Distrito Vale São Miguel