NOTÍCIAS

02-JUL-2018

Controle de escorpiões é tema de capacitação de profissionais cedrenses

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) orienta, por meio de notas técnicas, os cuidados que se deve ter junto à população em caso de picada do inseto.

#Saúde 02 DE JULHO DE 2018
Na última quinta-feira, (28/6), o município de Cedro foi agraciado com uma capacitação em Vigilância e Manejo Ambiental de Escorpiões. O treinamento voltado para os Agente de Combate às Endemias (ACE) teve por finalidade ensinar o controle e o extermínio desses aracnídeos e capacitar quanto à captura e identificação dos animais peçonhentos que mais possuem potencial para o controle epidemiológico. Participaram do momento o Supervisor Geral de Endemias da Secretaria da SESA, José Francisco Barros, e o laboratorista Manoel Bonfim, dos quadros da 17ª Regional de Saúde em Icó-Ce.

De acordo com o prefeito Dr. Nilson Diniz, essa ação é considerada "emergencial" em função da proliferação alarmante desses bichos em regiões urbanas. "Com os profissionais completamente aptos, vamos criar medidas no sentido de diminuir, e até eliminar, as condições favoráveis para a reprodução deles bichos em nosso território. Esperamos contar com o envolvimento de toda a população para manter o nosso histórico sem casos alarmantes", afirma.

Durante o encontro foram apresentadas as espécies mais comuns, que podem serem encontrados em áreas secas, biotas (conjunto de seres vivos de um ecossistema) úmidos, áreas costeiras e regiões urbanas. A Secretaria Municipal de Saúde planeja mapear a região cedrense na busca de encontrar focos do animal. Um alerta para os moradores também já foi enviado, explicando sobre as atitudes a serem tomadas em caso de picada. o secretário Russel Sírios da Saúde afirma que a participação dos servidores dessa ação será reforçada pelos demais profissionais da área de saúde. "Iremos mobilizar todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), secretarias municipais, imprensa local e população para juntos trabalharmos em prol da nossa gente", ressalta.

Para o Agente de Combate à Endemia (ACE) Késsio Paulo, o encontro foi importante para ampliar as ações em conjunto com a população, determinante para o bom êxito da empreitada. "É um incremento às ações constantes no setor epidemiológico da cidade. Ficamos satisfeitos de saber que o Estado agora terá um acompanhamento maior na busca ativa dos escorpiões", avalia.

Sobre o bicho e onde ele fica
O envenenamento é causado pela inoculação de toxinas, por intermédio do aparelho inoculador (ferrão) dos escorpiões, podendo determinar alterações locais e sistêmicas. Os insetos podem entrar nas residências pelas tubulações, fiação e encanamentos de esgoto, além de frestas de paredes, portas e janelas. Eles procuram alimento à noite e, na claridade do dia, ficam escondidos em lugares escuros, como calçados, armários, gavetas, panos e toalhas em áreas de serviço e banheiros. Depois de ser vítima de ataque de escorpião, é normal aparecer, no individuo, inchaço, vermelhidão e/ou formigamento no local da picada.

O que fazer
Limpar o local da picada com água e sabão e procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima (UBS, posto de saúde, hospital de referência). Entre os sintomas estão: náuseas ou vômito, suor excessivo, agitação, tremores, salivação, aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial. Se for possível, capture o animal agressor e o leve para identificação, com vistas ao ao uso do soro apropriado.

O que não fazer!!!
Não amarrar ou fazer torniquete; não aplicar nenhuma substância sobre o local; em hipótese alguma, fazer curativos que fechem o local; não cortar, perfurar ou queimar o local; não oferecer bebidas alcoólicas ao acidentado.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Hoje

Encerramento da Festa das Crianças de Cedro será nesta quinta-feira (31), no CSU

Desde o início do mês, caravana com várias atividades de recreação percorre os distritos, levando alegria para a meninada

#Agenda Há 1 dia(s)

Estátua de São João Batista, com 15 metros de altura, será entregue no final de 2025

Monumento do Padroeiro de Cedro, sonho da comunidade católica local, será iniciado em janeiro vindouro e irá incrementar ao turismo religioso no município

#Agenda Há 1 dia(s)

Baixio do Gabriel e Maguary farão a final do II Campeonato de Futebol Master Cedrense - 2024

Partida, no próximo sábado, dia 2 de novembro, acontece na arena Barbosão, no distrito Santo Antônio, a partir 15 horas

#Agenda Há 1 dia(s)

RGs solicitados no Caminhão do Cidadão na Várzea da Conceição estarão disponíveis para entrega em 31/10

Documentos foram requeridos nos dias 26, 27 e 28 de agosto. O serviço é uma realização da Prefeitura de Cedro em parceria com o Governo do Ceará

#Agenda Há 1 dia(s)

70 estudantes de Cedro participaram da 2ª fase da Obmep 2024

Mais de 900 mil estudantes vão disputar as medalhas de ouro, prata e bronze da maior olimpíada do conhecimento do país. E o nosso município está competindo, firme

#Agenda Há 2 dia(s)

IV Desafio Corrida e Caminhada 2024 reuniu moradores e visitantes. Teve também a Maratona Kids

O evento faz parte da programação anual de estímulo e valorização ao esporte local, prioridade da gestão do prefeito Joãozinho de Titico

#Agenda Há 6 dia(s)

Cedro é destaque no programa Previne Brasil com nota 10

Município lidera na Regional de Saúde e está entre os melhores do Ceará

#Agenda Há 6 dia(s)

Projeto de Literatura de Cordel mantém viva a cultura popular em Cedro

Ação acontece na Escola Antônio Pinheiro Torres, localizada no Distrito do Vale do Machado

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito