NOTÍCIAS

11-MAR-2018

Familiares e amigos prestam homenagens e dão o último adeus ao sanfoneiro Zé de Manu

Luto 11 DE MARÇO DE 2018

Fotos: Edson Reis Fotos: Edson Reis

Sepultamento aconteceu na manhã deste domingo (11/3) no cemitério São João Batista, aqui do município. Natural de Cedro, batizado José Tomás Sobrinho, ele faleceu no início da tarde de sábado (10/3), aos 81 anos, em decorrência de complicações pulmonares.



O corpo foi velado primeiramente em Fortaleza e depois seguiu para o município onde nasceu. Familiares e amigos de Zé de Manu vieram despedir-se deste verdadeiro ícone da cultura nordestina, que por meio da sanfona, instrumento que aprendeu ainda criança, chegou até o Rei do Baião - Luiz Gonzaga.



O Prefeito Dr. Nilson Diniz escreveu nas redes sociais sobre a morte do sanfoneiro. "Zé de Manu era uma referência". Destaca ainda que o músico cedrense foi e para sempre será lembrado pela representatividade e talento único. "Cedro se comove pela perda do conterrâneo, e eu me solidarizo com familiares e amigos pela ausência entre nós dessa personalidade importantíssima do Ceará", rescreveu.



Em Fortaleza, o corpo de Zé de Manu foi velado na funerária Ethernus, ainda no sábado. Diversos sanfoneiros tocaram na ocasião, em saudação ao amigo que partiu - Adelson Viana, Rodolfo Fortes, ; em Cedro, ficou exposto a visitações na Funerária Padre Cícero. Na sequência, a missa celebrado em sua memória na Igreja Matriz São João Batista (10 horas da manhã deste domingo - 11/3). Por fim, o sepultamento no Cemitério São João Batista.



A secretaria de Cultura do Estado emitiu nota de pesar pelo falecimento, ressaltando o legado artístico deixado por Zé de Manu. "Os encantos da sua sanfona já deixam saudades, sua canção se fará lembrança em nossos afetos e memórias, convivências e sonoridades". A secretária de Cultura de Cedro, Aparecida Evangelista, lembra que o sanfoneiro marcou a cultura regional com o toque da música feita no Ceará. "Nosso querido Zé de Manu será lembrado eternamente por sua força de viver e talento, tornando-se, por isso, imortal".



RECONHECIMENTO

Em outubro de 2005, por ocasião do Dia do Legislativo, Zé de Manu foi agraciado com a medalha Liberato Moacir de Aguiar, proposta de autoria do presidente da Câmara Municipal de então, vereador Gildásio Oliveira.



Durante apresentação na tradicional festa do Chitão de 2015, o Poder Executivo concedeu-lhe a medalha do Mérito Cel. José Gabriel Diniz, reconhecendo os relevantes serviços prestados pelo músico ao município ao povo de Cedro. Ao longo dos anos, a rádio comunitária Mandacaru FM prestou homenagens a Zé de Manu em sua programação, sempre enaltecendo as músicas e as histórias de vida do artista. Para o sanfoneiro, poeta e radialista Edson Reis, o "ícone da cultural" será lembrado, com todo respeito, pela longa trajetória de vida artística. "Nós comunicadores estamos tristes pela partida do parceiro e sanfoneiro querido de todos os nordestinos".



Sanfoneiros do município também homenagearam Zé de Manu em solenidade solenidade no Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/Ce).



BIOGRAFIA

Zé de Manu era assim chamado por conta do pai, Manu, enquanto o Zé vem de José, seu tio paterno - José Tomás de Aquino. Nascido no sítio Varzinha, no município de Cedro, em 23 de outubro de 1939, Zé de Manu sempre buscou aperfeiçoar-se na música. Nessa trajetória, que o desviou dos estudos, teve a "sorte" de conhecer Luiz Gonzaga, que no dia 13 de setembro de 1985 prestou-lhe uma grande homenagem, dando de presente a ele uma bela sanfona,.



Apresentou-se em diversas casas de show e até dividiu palco com grandes nomes da música regional, como o próprio Luiz Gonzaga, sua referência. Suas músicas favoritas eram "Asa Branca" e "Assum Preto". Zé de Manu tocou por sete anos Com o "Rei do Baião" e participou de festas no Parque Asa Branca, em Exu.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 1 dia(s)

Cedro é incluído na lista de municípios com isenção no pagamento de sementes do programa Hora de Plantar

Medida assinada pelo governador Elmano de Freitas beneficia agricultores atingidos por perdas na safra 2023/2024

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura instala novos semáforos na Avenida Pedro Lopes Vieira para reforçar a segurança no trânsito

Dispositivos entraram em funcionamento no domingo (22/12) com nova sinalização no centro da cidade

#Agenda Há 2 dia(s)

Cedro conta com 1.450 cadastros homologados para o programa Garantia Safra 2024/2025

Os boletos serão entregues exclusivamente aos titulares ou cônjuges, mediante apresentação de documentos originais

#Agenda Há 2 dia(s)

Agentes culturais de Cedro concluem capacitação sobre a Política Nacional Aldir Blanc

A capacitação reflete o compromisso da Prefeitura de Cedro com o fortalecimento da cultura local

#Agenda Há 7 dia(s)

Cedro realiza curso de Capacitação de Agentes Culturais

A ação, financiada com recursos da Lei nº 14.399/2022, busca fortalecer a produção cultural local e ampliar o acesso dos agentes culturais de Cedro

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeitura de Cedro anuncia nova data para o Natal das Crianças

A programação é aberta ao público e promete trazer a magia do Natal para as famílias cedrenses

#Agenda Há 8 dia(s)

Prefeitura de Cedro premia vencedores da 8ª edição do Soletrando Municipal

Cedro reforça seu compromisso com a educação de qualidade e o desenvolvimento cultural de seus jovens

#Agenda Há 11 dia(s)

Juventus do Pega Avoante é Campeão do Campeonato Cedrense de Futebol de Campo 2024

Equipe conquistou o título após emocionante decisão nos pênaltis

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito