04-JAN-2018

Agricultores rurais de Cedro participam de encontro sobre programas da Agricultura Familiar

Produtores locais têm a oportunidade de melhorar o rendimento por meio de capacitação em cursos oferecidos pela gestão municipal.

#Agricultura 04 DE JANEIRO DE 2018

Foto: Marcos Rodrigues

A prefeitura de Cedro começou o ano de 2018 conversando sobre dias melhores com trabalhadores da área rural. Cerca de 50 agricultores participaram na manhã da última quarta-feira (03/01) de reunião que debateu a implantação de produtos da agricultura familiar na merenda escolar do município. O encontro, no Centro Social Urbano, foi liderado pela secretária de Educação, Esmeraldina Bezerra, e pelo secretário de Agricultura, Manoel Bezerra. Também presentes o gerente do Escritório da Ematerce local, José André, o representante do Sebrae, Tales Teixeira, os vereadores Gilberto Barbosa e Juceza Teixeira e população em geral.

Para o prefeito Dr. Nilson Diniz, que desde a gestão passada está em constante diálogo com os agricultores, a capacitação aprimora os potenciais da gente trabalhadora da zona rural. "Os cursos têm impacto na melhoria da produção, fortalecem ainda mais a parceria do governo com os produtores. É oportunidade de gerar novos empregos, de incluir os produtores na comercialização de alimentos para as escolas municipais", discorre o gestor. Segundo afirma, a conversa incentiva as famílias, mostrando a capacidade que têm".

Todos os anos, reuniões como essa são realizadas para mobilizar os agricultores cedrenses. A intenção é incentivá-los a produzir. Com a produção e a venda, eles contribuem com o município por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, que oferece ainda ações de educação alimentar e nutricional aos estudantes de todas as etapas da educação básica pública.

Segundo a secretária de Educação, a parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e a Ematerce tem por objetivo de mostrar aos agricultores locais a importância do que eles produzem. "São itens produzidos pelos pais são consumidos por seus próprios filhos. Isso gera uma relação de união e valor ao que está sendo adquirido por nossa gestão", reforça Esmeraldina Bezerra.

Atualmente os alimentos comprados pelo governo municipal são: frango, peixe, ovo de codorna, mel, mamão, bananas, goiaba, polpa de frutas, bolo, tapioca, doce e pão.

E esses produtos não têm ficado só em Cedro. Tem gente expandido os negócios. É o caso do Sr. Denísio Oliveira, produtor de ovos de codorna no sítio Caiana. O que era vendido apenas em Cedro, agora é exportado para demais regiões do Ceará e até para a Argentina. "Essa reunião é importante para mostrar que produzimos alimentos de qualidade. Graças à gestão municipal somos incentivados a permanecer na zona rural. A grande vantagem do programa é o governo comprar os produtos da merenda escolar direto do agricultor, o que valoriza o preço, evitando atravessadores", explica.

Para Manoel Bezerra, o PNAE e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) colaboram com a erradicação da fome e da pobreza no Brasil, além de fortalecer a agricultura familiar local, agregando-lhe valor. "Ações como essas, incentivadas pela prefeitura de Cedro, têm a finalidade de promover o acesso a uma alimentação de qualidade e incentivar a agricultura familiar. Dessa forma, podemos gerar renda para quem produz e ofertar produtos de qualidade a quem consome", ressalta o secretário de Agricultura.

Na avaliação dos agricultores, o que se vê é o cuidado do governo do Dr. Nilson com a melhoria de vida do seu povo. A produtora de doces e bolos Raquel Rafael reconhece que a reunião desta quarta-feira contribuiu e muito para aumentar a produtividade e melhorar cada vez mais a renda familiar de todos. "O encontro nos ajuda a vender mais. A prefeitura já compra nossos alimentos em grande quantidade, e ainda oferece cursos que nos capacita".

Cedro se despede do secretário de Esporte Ellesson Barbosa

Personalidade pública respeitável, gestor sempre comprometido com as causas do município, em favor da elevação da qualidade de vida dos cedrenses, deixa saudade

Inscrição para Ciclo Sesc 2024 começa hoje

Ciclistas podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na sede da Secretaria de Esporte