Entre a espera pelas chuvas e o preparo da terra, agricultores de Cedro vivem dias decisivos para garantir proteção, planejamento e tranquilidade no campo. Com a liberação dos boletos do Garantia-Safra e o início do Corte de Terra, o município reforça ações que asseguram apoio direto a quem faz da agricultura a base da economia local. A gestão municipal iniciou o cronograma oficial de retirada dos boletos do Garantia-Safra 2025/2026, que devem ser pagos até 23/02, assegurando a permanência dos produtores no programa federal de proteção à renda rural. A entrega acontece na sede da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, seguindo calendário organizado por ordem alfabética.Além da distribuição dos boletos, o município também abriu as inscrições para o Programa de Preparo do Solo (Corte de Terra), ação que oferece suporte mecanizado aos agricultores dos distritos para o início do plantio, fortalecendo a produção agrícola e a sustentabilidade no campo. O prefeito Nilson Diniz reforçou a importância do cumprimento do prazo como garantia de direitos para o agricultor familiar. "É um chamamento importante: compareçam, peguem seu boleto e façam o pagamento na Caixa Econômica até o prazo final".O secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Manoel Bezerra, destacou que o Garantia-Safra e o Corte de Terra são programas complementares e fundamentais para o homem e a mulher do campo. "Estamos com dois programas muito importantes para os agricultores. A entrega dos boletos do Garantia-Safra já está acontecendo e quem não realizar o pagamento fica automaticamente fora do programa. Esse boleto também é uma prova importante da atividade rural, inclusive para fins de aposentadoria. Além disso, já iniciamos o preparo do solo nos distritos e é necessário que o agricultor atualize seu cadastro trazendo CPF, comprovante de residência, CAF e o ITR da terra".Entre os beneficiários, o agricultor João Ribeiro Campos, do sítio Lagoa dos Cavalos, ressaltou a relevância das ações desenvolvidas pela Secretaria. "O seguro safra é uma segurança para o agricultor, principalmente se o inverno não for bom. É um apoio que ajuda muito. Também estamos renovando o cadastro do corte de terra para garantir o plantio e manter a nossa sustentabilidade no próprio ciclo de produção".A Secretaria de Agricultura reforça que apenas o titular do benefício ou a esposa podem realizar a retirada do boleto, mediante apresentação de documentação original.Cronograma de entrega dos boletos28/01 (quarta-feira): Letras A, B, C, D e E29/01 (quinta-feira): Letras F, G, H e I30/01 (sexta-feira): Letras J, K e L02/02 (segunda-feira): Letras M, N, O, P e R03/02 (terça-feira): Letras S, T, U, V, W, Y e ZInformações importantesLocal: Secretaria de Agricultura e Recursos HídricosHorário: das 7h às 12hDocumentos: RG e CPF originaisRetirada: titular do benefício ou esposaPrazo final para pagamento: 23/02
Entre a espera pelas chuvas e o preparo da terra, agricultores de Cedro vivem dias decisivos para garantir proteção, planejamento e tranquilidade no campo. Com a liberação dos boletos do Garantia-Safra e o início do Corte de Terra, o município reforça ações que asseguram apoio direto a quem faz da agricultura a base da economia local. A gestão municipal iniciou o cronograma oficial de retirada dos boletos do Garantia-Safra 2025/2026, que devem ser pagos até 23/02, assegurando a permanência dos produtores no programa federal de proteção à renda rural. A entrega acontece na sede da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, seguindo calendário organizado por ordem alfabética.
Além da distribuição dos boletos, o município também abriu as inscrições para o Programa de Preparo do Solo (Corte de Terra), ação que oferece suporte mecanizado aos agricultores dos distritos para o início do plantio, fortalecendo a produção agrícola e a sustentabilidade no campo. O prefeito Nilson Diniz reforçou a importância do cumprimento do prazo como garantia de direitos para o agricultor familiar. "É um chamamento importante: compareçam, peguem seu boleto e façam o pagamento na Caixa Econômica até o prazo final".
O secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Manoel Bezerra, destacou que o Garantia-Safra e o Corte de Terra são programas complementares e fundamentais para o homem e a mulher do campo. "Estamos com dois programas muito importantes para os agricultores. A entrega dos boletos do Garantia-Safra já está acontecendo e quem não realizar o pagamento fica automaticamente fora do programa. Esse boleto também é uma prova importante da atividade rural, inclusive para fins de aposentadoria. Além disso, já iniciamos o preparo do solo nos distritos e é necessário que o agricultor atualize seu cadastro trazendo CPF, comprovante de residência, CAF e o ITR da terra".
Entre os beneficiários, o agricultor João Ribeiro Campos, do sítio Lagoa dos Cavalos, ressaltou a relevância das ações desenvolvidas pela Secretaria. "O seguro safra é uma segurança para o agricultor, principalmente se o inverno não for bom. É um apoio que ajuda muito. Também estamos renovando o cadastro do corte de terra para garantir o plantio e manter a nossa sustentabilidade no próprio ciclo de produção".
A Secretaria de Agricultura reforça que apenas o titular do benefício ou a esposa podem realizar a retirada do boleto, mediante apresentação de documentação original.
Cronograma de entrega dos boletos
28/01 (quarta-feira): Letras A, B, C, D e E
29/01 (quinta-feira): Letras F, G, H e I
30/01 (sexta-feira): Letras J, K e L
02/02 (segunda-feira): Letras M, N, O, P e R
03/02 (terça-feira): Letras S, T, U, V, W, Y e Z
Informações importantes
Local: Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos
Horário: das 7h às 12h
Documentos: RG e CPF originais
Retirada: titular do benefício ou esposa
Prazo final para pagamento: 23/02