Foto: Edson Reis
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), realizou na quarta-feira (20/08), no município do Crato, o Encontro do Sistema de Recursos Hídricos com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Salgado. O evento, sediado no Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Crato, reuniu prefeitos, gestores municipais, representantes de comitês de bacia, lideranças comunitárias e moradores do Cariri e Centro-Sul.O prefeito de Cedro, Nilson Diniz, participou do encontro reforçando o compromisso da gestão municipal com a preservação e o uso sustentável da água. Em sua fala, destacou a importância da parceria entre Estado e municípios para ampliar o acesso ao abastecimento. "Nós temos 36 comunidades rurais com o sistema de abastecimento de água através do Sisar. Sou fã do Sisar porque considero uma forma eficaz de gestão junto às comunidades. No Cedro, temos mais de 400 casas na zona rural com água tratada, e nosso desafio é universalizar esse serviço, com apoio do Governo do Estado, para que todas as famílias tenham acesso à água de qualidade. O Rio São Miguel, que corta nosso município, precisa ser perenizado, e para isso planejamos a construção de pequenas barragens que ajudem a atender as comunidades mais dispersas."O encontro também ressaltou a importância de ampliar a participação da sociedade na formulação de políticas públicas sobre recursos hídricos, promovendo maior integração entre governo, comitês e comunidades.
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), realizou na quarta-feira (20/08), no município do Crato, o Encontro do Sistema de Recursos Hídricos com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Salgado. O evento, sediado no Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Crato, reuniu prefeitos, gestores municipais, representantes de comitês de bacia, lideranças comunitárias e moradores do Cariri e Centro-Sul.
O prefeito de Cedro, Nilson Diniz, participou do encontro reforçando o compromisso da gestão municipal com a preservação e o uso sustentável da água. Em sua fala, destacou a importância da parceria entre Estado e municípios para ampliar o acesso ao abastecimento. "Nós temos 36 comunidades rurais com o sistema de abastecimento de água através do Sisar. Sou fã do Sisar porque considero uma forma eficaz de gestão junto às comunidades. No Cedro, temos mais de 400 casas na zona rural com água tratada, e nosso desafio é universalizar esse serviço, com apoio do Governo do Estado, para que todas as famílias tenham acesso à água de qualidade. O Rio São Miguel, que corta nosso município, precisa ser perenizado, e para isso planejamos a construção de pequenas barragens que ajudem a atender as comunidades mais dispersas."
O encontro também ressaltou a importância de ampliar a participação da sociedade na formulação de políticas públicas sobre recursos hídricos, promovendo maior integração entre governo, comitês e comunidades.