Foto: José Carlos
A Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Cedro, iniciou uma ampla campanha de prevenção e combate ao tracoma nas escolas da rede municipal. A ação, realizada em parceria com a Secretaria de Educação e o Programa Saúde na Escola (PSE), busca diagnosticar precocemente casos da doença, garantir tratamento adequado e conscientizar a comunidade escolar sobre cuidados preventivos.O tracoma é uma infecção ocular contagiosa que, se não tratada, pode levar à cegueira. As atividades incluem triagem ocular em crianças de 2 a 9 anos, orientações sobre higiene pessoal e ocular, além da distribuição de materiais informativos para estudantes, professores e famílias.O prefeito Nilson Diniz ressaltou o compromisso da gestão com a saúde preventiva. "Nossa prioridade é cuidar das pessoas, e a prevenção é sempre o melhor caminho. Ao levarmos essa campanha para as escolas, estamos garantindo que nossas crianças tenham mais saúde, mais qualidade de vida e mais oportunidades para aprender e crescer com segurança."A secretária de Saúde, Maria Marcleide, reiterou a importância do trabalho integrado. "O tracoma é uma doença infecciosa ocular e contagiosa. Estamos realizando triagens nas escolas para diagnosticar cedo e tratar nossas crianças. Todas as unidades municipais serão atendidas durante o mês de agosto."O coordenador do PSE, Francedilson Lima, reforçou que a campanha envolve conscientização, prevenção, tratamento e acompanhamento. "Se não tratada, a doença pode levar à cegueira. Nosso foco são os alunos de 2 a 9 anos. Desde o início de agosto já estamos visitando as escolas com enfermeiros e médicos, promovendo hábitos de higiene e facilitando o acesso ao tratamento. Essa ação, além de cuidar da saúde visual, fortalece nosso compromisso com o Selo UNICEF."
A Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Cedro, iniciou uma ampla campanha de prevenção e combate ao tracoma nas escolas da rede municipal. A ação, realizada em parceria com a Secretaria de Educação e o Programa Saúde na Escola (PSE), busca diagnosticar precocemente casos da doença, garantir tratamento adequado e conscientizar a comunidade escolar sobre cuidados preventivos.
O tracoma é uma infecção ocular contagiosa que, se não tratada, pode levar à cegueira. As atividades incluem triagem ocular em crianças de 2 a 9 anos, orientações sobre higiene pessoal e ocular, além da distribuição de materiais informativos para estudantes, professores e famílias.
O prefeito Nilson Diniz ressaltou o compromisso da gestão com a saúde preventiva. "Nossa prioridade é cuidar das pessoas, e a prevenção é sempre o melhor caminho. Ao levarmos essa campanha para as escolas, estamos garantindo que nossas crianças tenham mais saúde, mais qualidade de vida e mais oportunidades para aprender e crescer com segurança."
A secretária de Saúde, Maria Marcleide, reiterou a importância do trabalho integrado. "O tracoma é uma doença infecciosa ocular e contagiosa. Estamos realizando triagens nas escolas para diagnosticar cedo e tratar nossas crianças. Todas as unidades municipais serão atendidas durante o mês de agosto."
O coordenador do PSE, Francedilson Lima, reforçou que a campanha envolve conscientização, prevenção, tratamento e acompanhamento. "Se não tratada, a doença pode levar à cegueira. Nosso foco são os alunos de 2 a 9 anos. Desde o início de agosto já estamos visitando as escolas com enfermeiros e médicos, promovendo hábitos de higiene e facilitando o acesso ao tratamento. Essa ação, além de cuidar da saúde visual, fortalece nosso compromisso com o Selo UNICEF."