Sábado passado (24/05), a comunidade do Sítio Junco celebrou o encerramento do curso Aproveitamento de Derivados de Frutas, que ofereceu aos participantes conhecimento técnico e prático sobre a utilização integral de frutas na produção de alimentos como doces, geleias e compotas. A capacitação foi realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Cedro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de Cedro (Sinrural), reforçando o compromisso do município com a valorização da agricultura familiar, a geração de renda e o fortalecimento do empreendedorismo local.O prefeito Nilson Diniz destacou a importância de levar conhecimento às comunidades rurais. "Nosso compromisso é garantir que todas as comunidades tenham acesso a conhecimento e oportunidades. Investir em capacitação é investir na autonomia das famílias e no desenvolvimento do nosso município", afirmou.Para José Ferreira, presidente do Sinrural, o momento foi de celebração e de incentivo às mulheres da zona rural. "Estamos aqui no Sítio Junco, no dia 24 de maio, realizando esse curso com o apoio da nossa secretária de Educação, da Prefeitura Municipal de Cedro e dos moradores, como o Hipólito e o Jean, que nos acolheram para a realização dessa ação."A secretária de Educação, Ana Nilma, também ressaltou o impacto positivo da iniciativa. "Esse curso mostra como as parcerias certas transformam vidas. Desde 2013, com a gestão do Dr. Nilson, temos buscado junto ao Sistema S oportunidades que abram caminhos para os nossos agricultores e agricultoras. É gratificante ver como essas ações fazem diferença na vida das pessoas."E foram justamente as mulheres da comunidade que expressaram sua satisfação com o aprendizado e as novas possibilidades que o curso trouxe."Me chamo Geane, sou da comunidade do Junco, e esse curso foi uma força enorme pra nós. Aproveitamos as frutas que já temos nos quintais e aprendemos a transformá-las em doces. Isso pode virar renda. Agradeço ao seu Zé Ferreira, ao Senar e à Prefeitura. E estamos animados com a futura sede da associação, que vai fortalecer ainda mais nossa comunidade.""Sou Samara, do Sítio Junco. O que mais me chamou atenção foi a geleia de acerola não sabia que era tão gostosa! Aprendemos também a fazer geleia de maracujá e o doce Romeu e Julieta. Agora queremos produzir para vender. Só tenho a agradecer a todos que trouxeram essa oportunidade pra gente."A conclusão do curso no Junco é mais um passo na construção de um Cedro com mais conhecimento, autonomia e protagonismo para as comunidades rurais.
Sábado passado (24/05), a comunidade do Sítio Junco celebrou o encerramento do curso Aproveitamento de Derivados de Frutas, que ofereceu aos participantes conhecimento técnico e prático sobre a utilização integral de frutas na produção de alimentos como doces, geleias e compotas. A capacitação foi realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Cedro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de Cedro (Sinrural), reforçando o compromisso do município com a valorização da agricultura familiar, a geração de renda e o fortalecimento do empreendedorismo local.
O prefeito Nilson Diniz destacou a importância de levar conhecimento às comunidades rurais. "Nosso compromisso é garantir que todas as comunidades tenham acesso a conhecimento e oportunidades. Investir em capacitação é investir na autonomia das famílias e no desenvolvimento do nosso município", afirmou.
Para José Ferreira, presidente do Sinrural, o momento foi de celebração e de incentivo às mulheres da zona rural. "Estamos aqui no Sítio Junco, no dia 24 de maio, realizando esse curso com o apoio da nossa secretária de Educação, da Prefeitura Municipal de Cedro e dos moradores, como o Hipólito e o Jean, que nos acolheram para a realização dessa ação."
A secretária de Educação, Ana Nilma, também ressaltou o impacto positivo da iniciativa. "Esse curso mostra como as parcerias certas transformam vidas. Desde 2013, com a gestão do Dr. Nilson, temos buscado junto ao Sistema S oportunidades que abram caminhos para os nossos agricultores e agricultoras. É gratificante ver como essas ações fazem diferença na vida das pessoas."
E foram justamente as mulheres da comunidade que expressaram sua satisfação com o aprendizado e as novas possibilidades que o curso trouxe.
"Me chamo Geane, sou da comunidade do Junco, e esse curso foi uma força enorme pra nós. Aproveitamos as frutas que já temos nos quintais e aprendemos a transformá-las em doces. Isso pode virar renda. Agradeço ao seu Zé Ferreira, ao Senar e à Prefeitura. E estamos animados com a futura sede da associação, que vai fortalecer ainda mais nossa comunidade."
A conclusão do curso no Junco é mais um passo na construção de um Cedro com mais conhecimento, autonomia e protagonismo para as comunidades rurais.