A Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do setor de Tecnologia da Informação, realizou a primeira consulta em telemedicina na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Caiana, localizada no Distrito do Vale do Machado, na última terça-feira (22/04).A ação faz parte do projeto piloto de telemedicina e teleconsultoria oferecido pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da plataforma Saúde Digital. Na ocasião, a médica Samylly, da UBS Caiana, agendou virtualmente um atendimento com especialista em Endocrinologia, iniciando oficialmente o serviço no município.Atualmente, quatro UBSs de Cedro incluindo as das localidades de Caiana, Várzea da Conceição, Prado e Pega Voante já iniciaram o novo modelo de atendimento, que será ampliado para todas as 13 unidades do município.Segundo o prefeito Nilson Diniz, a iniciativa representa um marco na saúde do município. "A gestão municipal segue investindo em inovação para melhorar cada vez mais os serviços públicos de saúde", afirma.O secretário de Saúde, Fernando Fernandes, explica os benefícios da adesão à telemedicina. "Esse serviço visa ampliar a assistência, reduzir distâncias e facilitar o acesso à saúde. O paciente realiza a primeira consulta com o médico da UBS. Se for necessário o encaminhamento, e a especialidade estiver entre as 22 disponíveis, a consulta com o especialista é agendada virtualmente e acontece na própria UBS, com acompanhamento do médico da família", detalha."Isso fortalece o vínculo entre a equipe de saúde e o paciente, garantindo acompanhamento mais próximo e resolutivo."Já o supervisor do programa Saúde Digital, Marcos Andrey, reforça a importância do projeto. "O Telesaúde é uma parceria entre Governo do Estado e municípios. Os médicos acessam a plataforma, agendam a consulta, e o paciente é atendido na UBS com apoio de equipamentos como webcam e caixa de som. O serviço já foi testado com sucesso por especialidades como proctologia, dermatologia e endocrinologia."Ele destaca que o projeto está em fase final de instalação e treinamento, com grande impacto na redução da demanda por atendimento especializado fora do município.Especialidades disponíveis no serviço de Telessaúde: Cirurgia Geral Cirurgia Vascular Pediatria Pneumologia Endocrinologia Oftalmologia Psiquiatria Ortopedia Nefrologia Medicina de Família e Comunidade Dermatologia Intensivista Neurologia Reumatologia Otorrinolaringologia Mastologia Gastroenterologia Gineco-obstetrícia Hematologia Proctologia Infectologia Odontologia
A Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do setor de Tecnologia da Informação, realizou a primeira consulta em telemedicina na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Caiana, localizada no Distrito do Vale do Machado, na última terça-feira (22/04).
A ação faz parte do projeto piloto de telemedicina e teleconsultoria oferecido pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da plataforma Saúde Digital. Na ocasião, a médica Samylly, da UBS Caiana, agendou virtualmente um atendimento com especialista em Endocrinologia, iniciando oficialmente o serviço no município.
Atualmente, quatro UBSs de Cedro incluindo as das localidades de Caiana, Várzea da Conceição, Prado e Pega Voante já iniciaram o novo modelo de atendimento, que será ampliado para todas as 13 unidades do município.
Segundo o prefeito Nilson Diniz, a iniciativa representa um marco na saúde do município. "A gestão municipal segue investindo em inovação para melhorar cada vez mais os serviços públicos de saúde", afirma.
O secretário de Saúde, Fernando Fernandes, explica os benefícios da adesão à telemedicina. "Esse serviço visa ampliar a assistência, reduzir distâncias e facilitar o acesso à saúde. O paciente realiza a primeira consulta com o médico da UBS. Se for necessário o encaminhamento, e a especialidade estiver entre as 22 disponíveis, a consulta com o especialista é agendada virtualmente e acontece na própria UBS, com acompanhamento do médico da família", detalha.
"Isso fortalece o vínculo entre a equipe de saúde e o paciente, garantindo acompanhamento mais próximo e resolutivo."
Já o supervisor do programa Saúde Digital, Marcos Andrey, reforça a importância do projeto. "O Telesaúde é uma parceria entre Governo do Estado e municípios. Os médicos acessam a plataforma, agendam a consulta, e o paciente é atendido na UBS com apoio de equipamentos como webcam e caixa de som. O serviço já foi testado com sucesso por especialidades como proctologia, dermatologia e endocrinologia."
Ele destaca que o projeto está em fase final de instalação e treinamento, com grande impacto na redução da demanda por atendimento especializado fora do município.
Especialidades disponíveis no serviço de Telessaúde:
Cirurgia Geral
Cirurgia Vascular
Pediatria
Pneumologia
Endocrinologia
Oftalmologia
Psiquiatria
Ortopedia
Nefrologia
Medicina de Família e Comunidade
Dermatologia
Intensivista
Neurologia
Reumatologia
Otorrinolaringologia
Mastologia
Gastroenterologia
Gineco-obstetrícia
Hematologia
Proctologia
Infectologia
Odontologia