Com o objetivo de promover a conscientização ambiental e estimular o protagonismo estudantil, os alunos do 8º ano da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Gabriel Diniz realizaram um projeto voltado à preservação do meio ambiente, com foco especial na reciclagem de materiais e na redução de resíduos sólidos.A atividade culminou com uma exposição em sala de aula, onde os estudantes apresentaram objetos criativos feitos com materiais recicláveis, como papelão, palitos e tintas. Um dos destaques foi a criação de um mini campo de futebol produzido de forma sustentável.A iniciativa teve como base o livro "Lixo Problema nosso de cada dia", de Neide Simões de Mattos e Suzana Facchini Granato, que inspirou reflexões sobre os impactos do lixo no cotidiano, a importância da separação correta de resíduos e soluções práticas para uma vida mais sustentável.Para a coordenadora pedagógica Adriana Mabel, a ação reforça o papel da escola na formação cidadã. "Tive o prazer de acompanhar as apresentações. Foi um projeto rico, onde todos participaram e refletiram sobre como pequenas atitudes hoje podem garantir um futuro melhor. A escola é também um espaço de construção de consciência e responsabilidade.Depoimentos que inspiram> "Meu nome é Sarah Raquel, sou do 8º ano. A gente fez um campo de futebol usando papelão, palito de churrasco, cola e tinta. Pensamos nisso porque o papelão demora a se decompor e prejudica o meio ambiente. Esse trabalho foi para ajudar o planeta."> "Eu sou Maria Bianca, também do 8º ano, e a gente fez o projeto pensando nas próximas gerações. O lixo prejudica hoje e pode tornar o mundo inabitável no futuro. Precisamos agir agora."
Com o objetivo de promover a conscientização ambiental e estimular o protagonismo estudantil, os alunos do 8º ano da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Gabriel Diniz realizaram um projeto voltado à preservação do meio ambiente, com foco especial na reciclagem de materiais e na redução de resíduos sólidos.
A atividade culminou com uma exposição em sala de aula, onde os estudantes apresentaram objetos criativos feitos com materiais recicláveis, como papelão, palitos e tintas. Um dos destaques foi a criação de um mini campo de futebol produzido de forma sustentável.
A iniciativa teve como base o livro "Lixo Problema nosso de cada dia", de Neide Simões de Mattos e Suzana Facchini Granato, que inspirou reflexões sobre os impactos do lixo no cotidiano, a importância da separação correta de resíduos e soluções práticas para uma vida mais sustentável.
Para a coordenadora pedagógica Adriana Mabel, a ação reforça o papel da escola na formação cidadã. "Tive o prazer de acompanhar as apresentações. Foi um projeto rico, onde todos participaram e refletiram sobre como pequenas atitudes hoje podem garantir um futuro melhor. A escola é também um espaço de construção de consciência e responsabilidade.
Depoimentos que inspiram
> "Meu nome é Sarah Raquel, sou do 8º ano. A gente fez um campo de futebol usando papelão, palito de churrasco, cola e tinta. Pensamos nisso porque o papelão demora a se decompor e prejudica o meio ambiente. Esse trabalho foi para ajudar o planeta."
> "Eu sou Maria Bianca, também do 8º ano, e a gente fez o projeto pensando nas próximas gerações. O lixo prejudica hoje e pode tornar o mundo inabitável no futuro. Precisamos agir agora."