Na sexta-feira (11/04), a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Mulher, promoveu um importante encontro entre gestantes atendidas pelos CRAS I e II e pelo Programa Criança Feliz com a direção do Hospital e Maternidade Zulmira Sedrim de Aguiar. A ação intersetorial envolveu o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Hospital Zulmira Sedrim. A abertura do evento foi conduzida pela diretora do hospital, Edeilza, que destacou a importância do pré-natal, do parto, do puerpério e dos direitos das gestantes.O prefeito Dr. Nilson Diniz reforçou o compromisso da gestão municipal com a atenção à saúde da mulher e da primeira infância. "Não teremos fila nem lista de espera para realização de exames e consultas. Nosso foco é o cuidado durante a gestação e nos primeiros anos de vida das nossas crianças."A secretária de Assistência Social e da Mulher também destacou a força da intersetorialidade entre saúde e assistência. "Foi um momento de orientação, acolhimento e informação. As gestantes puderam conhecer melhor o fluxo do atendimento, entender a importância da alimentação saudável durante a gravidez e saber como vivenciar bem o pré-natal. Estamos vivendo, de fato, a intersetorialidade na prática: assistência e saúde caminhando juntas para melhorar a qualidade de vida das nossas gestantes. Com prioridade na marcação de exames e consultas para gestantes e crianças de 0 a 3 anos, a gestão municipal reafirma seu compromisso com as políticas públicas e com o bem-estar da nossa população."Quem comemorou a iniciativa foram as próprias gestantes, que puderam conhecer as dependências do hospital e os profissionais que irão acompanhá-las. Veja o que disseram:Regislene, do CRAS II:- "Um evento bem importante. Uma reunião diferente, no hospital, para falar sobre o pré-natal, o parto, o pós-parto. Tirei dúvidas sobre parto normal, cesárea, laqueadura... Gostei muito de participar e espero que venham outros encontros como esse."Fabiana, moradora do bairro Alto Padeiro e participante do grupo de gestantes do CRAS II:- "Foi uma oportunidade de tirar dúvidas sobre nossos direitos e deveres. Conhecemos a enfermaria, a sala de parto e alguns profissionais da área. Foi um evento muito proativo e de grande importância para nós, gestantes.
Na sexta-feira (11/04), a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Mulher, promoveu um importante encontro entre gestantes atendidas pelos CRAS I e II e pelo Programa Criança Feliz com a direção do Hospital e Maternidade Zulmira Sedrim de Aguiar.
A ação intersetorial envolveu o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Hospital Zulmira Sedrim. A abertura do evento foi conduzida pela diretora do hospital, Edeilza, que destacou a importância do pré-natal, do parto, do puerpério e dos direitos das gestantes.
O prefeito Dr. Nilson Diniz reforçou o compromisso da gestão municipal com a atenção à saúde da mulher e da primeira infância. "Não teremos fila nem lista de espera para realização de exames e consultas. Nosso foco é o cuidado durante a gestação e nos primeiros anos de vida das nossas crianças."
A secretária de Assistência Social e da Mulher também destacou a força da intersetorialidade entre saúde e assistência. "Foi um momento de orientação, acolhimento e informação. As gestantes puderam conhecer melhor o fluxo do atendimento, entender a importância da alimentação saudável durante a gravidez e saber como vivenciar bem o pré-natal. Estamos vivendo, de fato, a intersetorialidade na prática: assistência e saúde caminhando juntas para melhorar a qualidade de vida das nossas gestantes. Com prioridade na marcação de exames e consultas para gestantes e crianças de 0 a 3 anos, a gestão municipal reafirma seu compromisso com as políticas públicas e com o bem-estar da nossa população."
Quem comemorou a iniciativa foram as próprias gestantes, que puderam conhecer as dependências do hospital e os profissionais que irão acompanhá-las. Veja o que disseram:
Regislene, do CRAS II:
- "Um evento bem importante. Uma reunião diferente, no hospital, para falar sobre o pré-natal, o parto, o pós-parto. Tirei dúvidas sobre parto normal, cesárea, laqueadura... Gostei muito de participar e espero que venham outros encontros como esse."
Fabiana, moradora do bairro Alto Padeiro e participante do grupo de gestantes do CRAS II:
- "Foi uma oportunidade de tirar dúvidas sobre nossos direitos e deveres. Conhecemos a enfermaria, a sala de parto e alguns profissionais da área. Foi um evento muito proativo e de grande importância para nós, gestantes.