Foto: Marcos Rodrigues
Na tarde da quarta-feira (09/04), o município de Cedro recebeu 13 kits de pré-natal destinados às Unidades Básicas de Saúde, com o objetivo de fortalecer a atenção primária. A entrega aconteceu no Cariri e contou com a presença da secretária de Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, do prefeito de Cedro, Nilson Diniz, e do secretário municipal de Saúde, Fernando Fernandes.Segundo o prefeito Nilson Diniz, essa entrega é fruto da parceria com o Governo do Estado, por meio do Programa De Braços Abertos. "Esse investimento para a nossa população se faz necessário para a redução da mortalidade materna e infantil, um dos principais desafios de saúde pública no Brasil," destacou.Cada kit é composto por um tensiômetro e um estetoscópio utilizados para aferir a pressão arterial e os batimentos cardíacos da gestante , além de um detector fetal, que permite monitorar os batimentos do bebê ainda no útero.O secretário de Saúde de Cedro, Fernando Fernandes, comentou sobre a importância dos equipamentos no dia a dia das equipes de saúde. "Acompanhei o nosso prefeito, Dr. Nilson, na cidade do Crato, onde, com a presença da secretária de Saúde do Estado, Dra. Tânia Mara, o município de Cedro foi contemplado com 13 kits de assistência ao pré-natal. Essa ação do Governo do Estado se alinha ao compromisso da gestão municipal, que tem como prioridade a qualificação da assistência à saúde materno-infantil. Esses equipamentos vão garantir um acompanhamento mais completo durante o pré-natal, com a verificação dos batimentos cardíacos do bebê, o crescimento e desenvolvimento da gestação. Tudo isso dentro das nossas Unidades Básicas de Saúde, reforçando também o cuidado no parto e no pós-parto."Fernando também relembrou o recente Fórum Intersetorial de Assistência Obstétrica promovido em Cedro, destacando que o município segue investindo para qualificar a rede de atenção à saúde das gestantes e crianças. "Estamos trabalhando com fila zero para exames de gestantes e crianças. A assistência materno-infantil é prioridade no município de Cedro, desde o acompanhamento pré-natal até o desenvolvimento da criança, passando pelos diversos programas que já implantamos por meio da Prefeitura e da Secretaria de Saúde," finalizou.A secretária estadual de Saúde, Tânia Mara Coelho, também reforçou o objetivo da iniciativa. "A proposta é garantir um pré-natal seguro e de qualidade, que é um compromisso do nosso governador Elmano de Freitas," afirmou.
Na tarde da quarta-feira (09/04), o município de Cedro recebeu 13 kits de pré-natal destinados às Unidades Básicas de Saúde, com o objetivo de fortalecer a atenção primária. A entrega aconteceu no Cariri e contou com a presença da secretária de Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, do prefeito de Cedro, Nilson Diniz, e do secretário municipal de Saúde, Fernando Fernandes.
Segundo o prefeito Nilson Diniz, essa entrega é fruto da parceria com o Governo do Estado, por meio do Programa De Braços Abertos. "Esse investimento para a nossa população se faz necessário para a redução da mortalidade materna e infantil, um dos principais desafios de saúde pública no Brasil," destacou.
Cada kit é composto por um tensiômetro e um estetoscópio utilizados para aferir a pressão arterial e os batimentos cardíacos da gestante , além de um detector fetal, que permite monitorar os batimentos do bebê ainda no útero.
O secretário de Saúde de Cedro, Fernando Fernandes, comentou sobre a importância dos equipamentos no dia a dia das equipes de saúde. "Acompanhei o nosso prefeito, Dr. Nilson, na cidade do Crato, onde, com a presença da secretária de Saúde do Estado, Dra. Tânia Mara, o município de Cedro foi contemplado com 13 kits de assistência ao pré-natal. Essa ação do Governo do Estado se alinha ao compromisso da gestão municipal, que tem como prioridade a qualificação da assistência à saúde materno-infantil. Esses equipamentos vão garantir um acompanhamento mais completo durante o pré-natal, com a verificação dos batimentos cardíacos do bebê, o crescimento e desenvolvimento da gestação. Tudo isso dentro das nossas Unidades Básicas de Saúde, reforçando também o cuidado no parto e no pós-parto."
Fernando também relembrou o recente Fórum Intersetorial de Assistência Obstétrica promovido em Cedro, destacando que o município segue investindo para qualificar a rede de atenção à saúde das gestantes e crianças. "Estamos trabalhando com fila zero para exames de gestantes e crianças. A assistência materno-infantil é prioridade no município de Cedro, desde o acompanhamento pré-natal até o desenvolvimento da criança, passando pelos diversos programas que já implantamos por meio da Prefeitura e da Secretaria de Saúde," finalizou.
A secretária estadual de Saúde, Tânia Mara Coelho, também reforçou o objetivo da iniciativa. "A proposta é garantir um pré-natal seguro e de qualidade, que é um compromisso do nosso governador Elmano de Freitas," afirmou.