Foto: Marcos Rodrigues
A Bienal Internacional do Livro do Ceará, que segue até o dia 13 de abril, tem como tema: "Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura". A programação conta com palestras, oficinas, lançamentos de livros, contações de histórias, apresentações artísticas e outras ações voltadas à valorização da literatura e da cultura.Representando o prefeito Nilson Diniz, a secretária de Cultura de Cedro, Regina Cavalcante, está participando do Encontro de Bibliotecas Públicas Municipais e Comunitárias e da Rede de Leituras Jangada Literária, integrando diversas atividades como rodas de conversa, mesas temáticas, oficinas e palestras.Na terça-feira (07/04), Regina se reuniu com a secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela, e outros representantes de municípios e órgãos dos governos federal e estadual. Ela compartilhou um balanço positivo do primeiro dia do evento. "A programação teve uma abertura bastante dinâmica, conduzida pela secretária de Cultura do Estado, Luisa Cela, junto com Fabiano dos Santos Piúba (secretário de Formação do Livro e Leitura), Marina de Lima Rabelo (coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas), Ernesto Gadelha (coordenador de Formação do Livro e Leitura), Maura Isidório, Aparecida Lavô e Miriam Abundância. A fala da secretária estadual destacou o compromisso com a reabertura e a reforma de bibliotecas, visando fortalecer o trabalho desenvolvido em todo o estado. Isso é essencial para que possamos oferecer serviços de qualidade às nossas comunidades."A programação contou ainda com a palestra "Gestão Pública em Bibliotecas", ministrada por Marina de Lima Rabelo, além da mesa temática "Mulheres na Biblioteca e suas Contribuições na Literatura", com participação das escritoras Emiliana Nunes, Mônica Mota e Ana Argentina Castro, mediada pela professora Sâmia Ellen Alves.Outro destaque foi a palestra "Feminilização da Biblioteconomia: Implicações, Continuidade e Enfrentamentos", com Vitória Gomes (UFCA), mediada por Gorete Albuquerque (Crato). O encerramento teve a contação de histórias "Mulheres na Transmissão dos Saberes, Afetos e Resistência", com Miriam Abundância, da Biblioteca Comunitária Contar, Cantar e Compartilhar, de Fortaleza.Ao final, a secretária Regina Cavalcante agradeceu ao prefeito Nilson Diniz. "Quero agradecer ao nosso prefeito, Dr. Nilson, pelo apoio de sempre à Cultura. A participação nesse tipo de encontro fortalece nosso trabalho em Cedro. Levo comigo muito conhecimento, que será compartilhado com os nossos agentes culturais e transformado em ações concretas. Muito obrigada pelo estímulo e parceria, prefeito."
A Bienal Internacional do Livro do Ceará, que segue até o dia 13 de abril, tem como tema: "Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura". A programação conta com palestras, oficinas, lançamentos de livros, contações de histórias, apresentações artísticas e outras ações voltadas à valorização da literatura e da cultura.
Representando o prefeito Nilson Diniz, a secretária de Cultura de Cedro, Regina Cavalcante, está participando do Encontro de Bibliotecas Públicas Municipais e Comunitárias e da Rede de Leituras Jangada Literária, integrando diversas atividades como rodas de conversa, mesas temáticas, oficinas e palestras.
Na terça-feira (07/04), Regina se reuniu com a secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela, e outros representantes de municípios e órgãos dos governos federal e estadual. Ela compartilhou um balanço positivo do primeiro dia do evento. "A programação teve uma abertura bastante dinâmica, conduzida pela secretária de Cultura do Estado, Luisa Cela, junto com Fabiano dos Santos Piúba (secretário de Formação do Livro e Leitura), Marina de Lima Rabelo (coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas), Ernesto Gadelha (coordenador de Formação do Livro e Leitura), Maura Isidório, Aparecida Lavô e Miriam Abundância. A fala da secretária estadual destacou o compromisso com a reabertura e a reforma de bibliotecas, visando fortalecer o trabalho desenvolvido em todo o estado. Isso é essencial para que possamos oferecer serviços de qualidade às nossas comunidades."
A programação contou ainda com a palestra "Gestão Pública em Bibliotecas", ministrada por Marina de Lima Rabelo, além da mesa temática "Mulheres na Biblioteca e suas Contribuições na Literatura", com participação das escritoras Emiliana Nunes, Mônica Mota e Ana Argentina Castro, mediada pela professora Sâmia Ellen Alves.
Outro destaque foi a palestra "Feminilização da Biblioteconomia: Implicações, Continuidade e Enfrentamentos", com Vitória Gomes (UFCA), mediada por Gorete Albuquerque (Crato). O encerramento teve a contação de histórias "Mulheres na Transmissão dos Saberes, Afetos e Resistência", com Miriam Abundância, da Biblioteca Comunitária Contar, Cantar e Compartilhar, de Fortaleza.
Ao final, a secretária Regina Cavalcante agradeceu ao prefeito Nilson Diniz. "Quero agradecer ao nosso prefeito, Dr. Nilson, pelo apoio de sempre à Cultura. A participação nesse tipo de encontro fortalece nosso trabalho em Cedro. Levo comigo muito conhecimento, que será compartilhado com os nossos agentes culturais e transformado em ações concretas. Muito obrigada pelo estímulo e parceria, prefeito."