A Prefeitura de Cedro promoveu uma ação inédita com a participação de alunos, professores e coordenadores do Projeto Eu Sou Cidadão, de diversas escolas, durante a XV Bienal do Livro do Ceará. Neste ano, o evento tem como tema: "Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura", trazendo uma programação rica com palestras, oficinas, lançamentos de livros, contações de histórias, apresentações artísticas e outras atividades do universo literário.
A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará reúne dezenas de estandes e espaços dedicados à cultura e literatura. O evento segue até o próximo dia 13, sempre das 9h às 22h, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com entrada gratuita.
Neste ano, o prefeito Nilson Diniz esteve presente ao lado da secretária de Educação, Ana Nilma. Na ocasião, visitaram vários estandes para ampliar conhecimentos e valorizar a literatura.
O prefeito Nilson Diniz destacou a importância da caravana de estudantes cedrenses na Bienal: "Com isso, celebramos o conhecimento, a leitura e o poder transformador da educação. Ver a alegria nos olhos dessa juventude renova a esperança em um futuro ainda melhor", escreveu.
A coordenadora do projeto Eu Sou Cidadão em Cedro, Lúcia Barros, ressaltou que o objetivo da iniciativa é despertar nos jovens o prazer pela leitura, por meio de livros que abordam temáticas sociais, numa parceria com a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE).
Ela relatou a experiência dos estudantes durante o evento: "Estivemos em Fortaleza visitando a 15ª Bienal do Livro com os alunos do projeto Eu Sou Cidadão Amigo da Leitura. Estiveram também conosco os diretores das escolas Araquém, Antonieta Jucá, Estefânia da Silva e Francisca de Jesus Cavalcante, além de professores, técnicos da secretaria, a secretária Ana Nilma e o nosso prefeito Dr. Nilson. Foi um momento muito rico, de muito aprendizado, onde as crianças se divertiram, visitaram estandes e foram contempladas com livros presente da nossa secretária Ana Nilma. Uma tarde alegre, divertida e de muito conhecimento."
A secretária de Educação, Ana Nilma, reforçou a relevância do momento. "Um grande evento literário, que forma leitores e torna os nossos cidadãos mais críticos e conscientes de seus direitos e deveres. Recebemos aqui o livro Guia Prático Práticas Educativas da Arte de Ouvir e Contar Histórias no Âmbito da Interculturalidade, uma coletânea com histórias de vários municípios. O Cedro está presente com a lenda dos Nove Sítios. Esse livro foi trabalhado durante todo o ano pelas crianças do projeto Eu Sou Cidadão, e hoje recebemos o fruto desse trabalho, que muito nos orgulha."
E quem ficou feliz com essa iniciativa foram as estudantes Rayla Silva, Raíssa Rodrigues e Ellen Nascimento, que visitaram pela primeira vez a Bienal e se encantaram com a experiência. "Eu sou a Raíssa, estudo na Francisco de Jesus, na Maldonha, e sou aluna do projeto Eu Sou Cidadão Amigo da Leitura. Agradeço à Secretaria de Educação e ao prefeito Dr. Nilson pela oportunidade de vir aqui à Bienal do Livro e conhecer esse lugar. Esse projeto é muito importante pra gente, porque além de nos incentivar à leitura, também nos permite viver momentos de diversão e aprendizado."