NOTÍCIAS

12-MAR-2025

Agente de Endemias de Cedro alerta para aumento de acidentes com escorpiões e cobras durante o período de chuvas

A Secretaria de Saúde intensifica orientações para prevenção e cuidados

Por Ascom 12/03/2025 #agenda

Foto: SESA/CEARÁ

Com a chegada do período chuvoso, o risco de acidentes com escorpiões e cobras aumenta em Cedro. O Agente de Combate às Endemias (ACE), Késio Paulo, faz um alerta à população e orienta sobre como proceder em casos de picadas.

De acordo com Késio, o escorpião amarelo é o tipo mais comum no Ceará e, frequentemente, tem acesso às casas através da rede de esgoto, soleiras de portas, janelas e fiação elétrica. "A gente realiza vistorias em prédios públicos e residências, especialmente quando recebemos denúncias de aparecimento desses animais. O perigo é que a ferroada do escorpião pode causar reações graves, principalmente em crianças, idosos ou pessoas alérgicas ao veneno", explica.

Para prevenir acidentes, o agente orienta:
- Manter quintais limpos, sem entulhos ou lixo que possam servir de abrigo para escorpiões;
- Eliminar baratas e grilos, que são o principal alimento desses animais;
- Utilizar ralos com tampas ou telas para evitar a entrada dos escorpiões pela rede de esgoto;
- Pulverizar veneno nas áreas de risco, focando em locais baixos, atrás de móveis e rodapés.

Késio também reforça que os cuidados se estendem às áreas rurais, onde o risco de encontrar cobras, como a cascavel, é maior. "Quem tem chiqueiros ou criatórios de galinha precisa estar atento, principalmente ao manusear telhas e madeiras, pois as cobras podem estar escondidas", alerta.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em 2024, o Ceará registrou 12.050 acidentes com animais peçonhentos, sendo 7.407 causados por escorpiões, representando 61% dos casos. Somente nos primeiros três meses de 2025, já foram contabilizados 749 acidentes com escorpiões.

Em caso de picada, a orientação é procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima. Denúncias sobre a presença de escorpiões podem ser feitas diretamente na Secretaria da Saúde de Cedro.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024Selo TCE Ceará SustentávelSelo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024