A campanha foi possível graças ao esforço conjunto das secretarias envolvidas e de órgãos como o CREAS, o Conselho Tutelar e a colaboração de enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.A Semana Municipal de Prevenção à Gravidez na Adolescência foi concluída na quarta-feira (25/02), após um cronograma intenso de atividades realizadas entre os dias 10 e 25 de fevereiro. A campanha envolveu escolas das redes municipal, estadual e federal de Cedro e foi promovida pelo Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.Durante as duas semanas, os estudantes participaram de uma programação diversificada, que incluiu:? Palestras educativas sobre prevenção da gravidez e saúde sexual;? Oficinas e atividades interativas para conscientização;? Testes rápidos para HIV, hepatite A e B;? Vacinação contra o HPV.A coordenadora do PSE, Lúcia Barros, destacou o impacto positivo da campanha. "Estivemos nas escolas municipais, estaduais e no IFCE, promovendo rodas de conversa e levando informações importantes sobre a prevenção da gravidez na adolescência e o uso correto de preservativos. Encerramos essa campanha nacional com grande participação dos jovens e o apoio fundamental da Prefeitura de Cedro."Lúcia Barros também fez questão de agradecer ao prefeito Dr. Nilson Diniz pelo suporte. "Essa campanha foi uma oportunidade para conscientizar nossos adolescentes, especialmente neste período pré-carnaval, sobre a importância de se divertir de forma responsável e segura."Com a palavra, os estudantesOs alunos participantes ressaltaram a relevância da campanha.Arão Alves, aluno do curso de Eletrotécnica no IFCE Campus Cedro, compartilhou sua experiência:"Achei a palestra muito importante, porque é um assunto que precisa de atenção. Tenho dois amigos da minha idade que já são pais, e acredito que isso poderia ser evitado com mais conhecimento. Agradeço a oportunidade de aprender sobre sexualidade e prevenção."Já o estudante Ibrahim, também do curso de Eletrotécnica do IFCE, destacou o momento estratégico da campanha:"Gostei muito da palestra, principalmente por acontecer antes do carnaval, um período em que muitas pessoas acabam tendo relações sexuais. Aprendi mais sobre o uso da camisinha para prevenir tanto as ISTs quanto a gravidez na adolescência."Ao longo do ano, o Programa Saúde na Escola (PSE) continuará promovendo campanhas educativas, reforçando o compromisso com a saúde preventiva dos jovens de Cedro.Para acompanhar as próximas ações, siga o Instagram oficial: @pse_cedro_saude
A campanha foi possível graças ao esforço conjunto das secretarias envolvidas e de órgãos como o CREAS, o Conselho Tutelar e a colaboração de enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.
A Semana Municipal de Prevenção à Gravidez na Adolescência foi concluída na quarta-feira (25/02), após um cronograma intenso de atividades realizadas entre os dias 10 e 25 de fevereiro. A campanha envolveu escolas das redes municipal, estadual e federal de Cedro e foi promovida pelo Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.
Durante as duas semanas, os estudantes participaram de uma programação diversificada, que incluiu:
? Palestras educativas sobre prevenção da gravidez e saúde sexual;
? Oficinas e atividades interativas para conscientização;
? Testes rápidos para HIV, hepatite A e B;
? Vacinação contra o HPV.
A coordenadora do PSE, Lúcia Barros, destacou o impacto positivo da campanha. "Estivemos nas escolas municipais, estaduais e no IFCE, promovendo rodas de conversa e levando informações importantes sobre a prevenção da gravidez na adolescência e o uso correto de preservativos. Encerramos essa campanha nacional com grande participação dos jovens e o apoio fundamental da Prefeitura de Cedro."
Lúcia Barros também fez questão de agradecer ao prefeito Dr. Nilson Diniz pelo suporte. "Essa campanha foi uma oportunidade para conscientizar nossos adolescentes, especialmente neste período pré-carnaval, sobre a importância de se divertir de forma responsável e segura."
Com a palavra, os estudantes
Os alunos participantes ressaltaram a relevância da campanha.
Arão Alves, aluno do curso de Eletrotécnica no IFCE Campus Cedro, compartilhou sua experiência:
"Achei a palestra muito importante, porque é um assunto que precisa de atenção. Tenho dois amigos da minha idade que já são pais, e acredito que isso poderia ser evitado com mais conhecimento. Agradeço a oportunidade de aprender sobre sexualidade e prevenção."
Já o estudante Ibrahim, também do curso de Eletrotécnica do IFCE, destacou o momento estratégico da campanha:
"Gostei muito da palestra, principalmente por acontecer antes do carnaval, um período em que muitas pessoas acabam tendo relações sexuais. Aprendi mais sobre o uso da camisinha para prevenir tanto as ISTs quanto a gravidez na adolescência."
Ao longo do ano, o Programa Saúde na Escola (PSE) continuará promovendo campanhas educativas, reforçando o compromisso com a saúde preventiva dos jovens de Cedro.
Para acompanhar as próximas ações, siga o Instagram oficial: @pse_cedro_saude