Foto: reprodução
A mudança de clima no início de cada ano pode vir acompanhada de viroses. Entre elas viroses causadas pela ingestão de água ou alimentos contaminados por insetos como moscas, baratas e formigas. Em Cedro, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, alerta a população sobre a Doença Diarreica Aguda (DDA) ou Gastroenterite Aguda, popularmente conhecida como "virose da mosca".O médico Dr. Rubens Júnior reforça a importância dos cuidados, os sintomas, o tratamento e quando buscar atendimento nos postos de saúde ou no Hospital Zulmira Sedrim de Aguiar. "A virose da mosca ocorre com mais frequência nesse período do ano, devido às mudanças climáticas e ao aumento da presença de moscas. Também conhecida como Doença Diarreica Aguda, ela surge de forma repentina e provoca inflamação no estômago e no intestino, gerando sintomas como diarreia, náuseas, vômitos, cólicas abdominais, febre e, em alguns casos, desidratação. As fezes podem ser pastosas, líquidas e, eventualmente, conter sangue.Dr. Rubens também comentou como ocorre a transmissão da doença. "A transmissão ocorre principalmente pela ingestão de alimentos contaminados por vírus, fungos ou parasitas. Insetos como moscas pousam em lixo, água parada e alimentos estragados, transportando microrganismos para os alimentos consumidos pelas pessoas."Prevenção e tratamentoPara evitar a contaminação, é fundamental:- Lavar sempre as mãos com água e sabão;- Higienizar frutas, verduras e hortaliças corretamente;- Consumir apenas água tratada ou filtrada se não houver filtro, ferver a água antes de beber;- Manter os ambientes limpos e livres de resíduos, como lixo e esgoto;- Evitar a exposição de alimentos ao ar livre para não atrair insetos.Dr. Rubens Júnior explica que, em muitos casos, a doença melhora espontaneamente com boa hidratação e alimentação leve. No entanto, ao apresentar sintomas como febre persistente, vômito, diarreia intensa ou sinais de desidratação, é essencial procurar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima.
A mudança de clima no início de cada ano pode vir acompanhada de viroses. Entre elas viroses causadas pela ingestão de água ou alimentos contaminados por insetos como moscas, baratas e formigas. Em Cedro, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, alerta a população sobre a Doença Diarreica Aguda (DDA) ou Gastroenterite Aguda, popularmente conhecida como "virose da mosca".
O médico Dr. Rubens Júnior reforça a importância dos cuidados, os sintomas, o tratamento e quando buscar atendimento nos postos de saúde ou no Hospital Zulmira Sedrim de Aguiar. "A virose da mosca ocorre com mais frequência nesse período do ano, devido às mudanças climáticas e ao aumento da presença de moscas. Também conhecida como Doença Diarreica Aguda, ela surge de forma repentina e provoca inflamação no estômago e no intestino, gerando sintomas como diarreia, náuseas, vômitos, cólicas abdominais, febre e, em alguns casos, desidratação. As fezes podem ser pastosas, líquidas e, eventualmente, conter sangue.
Dr. Rubens também comentou como ocorre a transmissão da doença. "A transmissão ocorre principalmente pela ingestão de alimentos contaminados por vírus, fungos ou parasitas. Insetos como moscas pousam em lixo, água parada e alimentos estragados, transportando microrganismos para os alimentos consumidos pelas pessoas."
Prevenção e tratamento
Para evitar a contaminação, é fundamental:
- Lavar sempre as mãos com água e sabão;
- Higienizar frutas, verduras e hortaliças corretamente;
- Consumir apenas água tratada ou filtrada se não houver filtro, ferver a água antes de beber;
- Manter os ambientes limpos e livres de resíduos, como lixo e esgoto;
- Evitar a exposição de alimentos ao ar livre para não atrair insetos.
Dr. Rubens Júnior explica que, em muitos casos, a doença melhora espontaneamente com boa hidratação e alimentação leve. No entanto, ao apresentar sintomas como febre persistente, vômito, diarreia intensa ou sinais de desidratação, é essencial procurar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima.