NOTÍCIAS

10-FEV-2025

Cedro aprova novo Plano Municipal de Vigilância e Controle das Arboviroses

Projeto tem foco na prevenção e combate à dengue, chikungunya e Zika

Por Ascom 10/02/2025 #dengue

Foto: Marcos Rodrigues

A Prefeitura de Cedro aprovou o novo Plano Municipal de Vigilância e Controle das Arboviroses, reforçando as ações de combate à dengue, chikungunya e Zika. A apresentação do plano aconteceu na segunda-feira (10/02), durante reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS), e recebeu aprovação dos conselheiros. O Plano Municipal será amplamente divulgado nos canais oficiais da Prefeitura para que a população possa acompanhar todas as ações e se engajar na luta contra as arboviroses.

O documento foi elaborado com a participação de profissionais da saúde, gestores e técnicos, garantindo um planejamento estratégico e integrado. O secretário de Saúde, Fernando Wilson, destacou a importância do plano e das parcerias para a efetividade das ações. "O plano contém todo o planejamento das ações que serão desenvolvidas, especialmente no período chuvoso, quando o acúmulo de água favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Ele orienta o trabalho dos agentes de combate às endemias, dos agentes de saúde e das equipes da Estratégia Saúde da Família. Além disso, estamos reativando o Comitê Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, que reúne técnicos da saúde e representantes da sociedade", afirmou o secretário.  

Fernando Wilson reforçou ainda o compromisso da gestão municipal em manter uma vigilância ativa e chamou a população para se engajar na prevenção. "O prefeito Dr. Nilson sempre reforça a importância de ficarmos atentos e vigilantes para evitar casos graves e óbitos. Esse é um trabalho conjunto. Se cada morador dedicar apenas 10 minutos por dia para vistoriar sua casa e eliminar possíveis focos de água parada, conseguiremos reduzir os riscos de transmissão", destacou.

A Prefeitura de Cedro já iniciou ações estratégicas para fortalecer o combate ao mosquito, como:  
- *Entrega de 17 smartphones* para os Agentes de Combate às Endemias (ACE), melhorando o monitoramento dos casos.  
- *Limpeza de canais e espaços públicos* para reduzir criadouros do mosquito.  
- *Pulverização com bomba costal* em bairros com casos suspeitos, bloqueando a proliferação do Aedes aegypti.  
- *Campanhas educativas* nas redes sociais e emissoras de rádio, conscientizando a população sobre a importância da prevenção.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024Selo TCE Ceará SustentávelSelo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024