© Marcello Casal JrAgência Brasil
Nesta terça-feira (04/02), Dia Mundial de Combate ao Câncer, Cedro se une à campanha global para conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 704.080 novos casos de câncer em 2025, reforçando a necessidade de medidas preventivas. Além disso, a prefeitura mantém parcerias com entidades como "Amigos do Peito" e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que promovem exames gratuitos para a população.O médico Dr. Rubens Júnior destacou que, apesar do alto número de novos casos, os avanços nos tratamentos têm aumentado as chances de cura e a expectativa de vida dos pacientes. "A prevenção começa com exames regulares. Mamografia, exame de próstata, endoscopia e outros exames podem detectar a doença no início, aumentando as chances de sucesso no tratamento", explica.Ele também alerta para a desinformação como um dos principais desafios no combate à doença. "Muitas pessoas deixam de fazer exames por vergonha ou falta de conhecimento. É fundamental procurar o médico regularmente e seguir as orientações de saúde", enfatiza.Em 2023, o Ceará registrou 10.453 mortes por câncer, representando 17% dos óbitos no estado, segundo dados do portal O Povo. Para reduzir esses números, especialistas reforçam a necessidade de hábitos saudáveis.Dr. Rubens Júnior orienta que a população adote medidas preventivas, como manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regularmente e evitar o consumo de álcool e cigarro. "Cedrenses, fiquem em alerta: a sua saúde é uma prioridade", conclui o médico.
Nesta terça-feira (04/02), Dia Mundial de Combate ao Câncer, Cedro se une à campanha global para conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 704.080 novos casos de câncer em 2025, reforçando a necessidade de medidas preventivas. Além disso, a prefeitura mantém parcerias com entidades como "Amigos do Peito" e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que promovem exames gratuitos para a população.
O médico Dr. Rubens Júnior destacou que, apesar do alto número de novos casos, os avanços nos tratamentos têm aumentado as chances de cura e a expectativa de vida dos pacientes. "A prevenção começa com exames regulares. Mamografia, exame de próstata, endoscopia e outros exames podem detectar a doença no início, aumentando as chances de sucesso no tratamento", explica.
Ele também alerta para a desinformação como um dos principais desafios no combate à doença. "Muitas pessoas deixam de fazer exames por vergonha ou falta de conhecimento. É fundamental procurar o médico regularmente e seguir as orientações de saúde", enfatiza.
Em 2023, o Ceará registrou 10.453 mortes por câncer, representando 17% dos óbitos no estado, segundo dados do portal O Povo. Para reduzir esses números, especialistas reforçam a necessidade de hábitos saudáveis.
Dr. Rubens Júnior orienta que a população adote medidas preventivas, como manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regularmente e evitar o consumo de álcool e cigarro. "Cedrenses, fiquem em alerta: a sua saúde é uma prioridade", conclui o médico.