Foto: Marciel Bezerra
Cedro busca consolidar sua posição como um celeiro de talentos, promovendo cada vez mais oportunidades para artistas e agentes culturais. Nos dias 18 e 19 de dezembro, aproximadamente 40 fazedores de cultura de Cedro participaram de uma capacitação voltada para a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O evento abordou temas como a elaboração de projetos culturais, criação de portfólios, funcionamento da Plataforma Mapa Cultural, além de informações sobre editais promovidos pelo Governo do Ceará. A secretária de Cultura de Cedro, Silvana Leite, destacou a relevância do evento para os artistas locais e o desenvolvimento cultural do município. "Foi um ano de muitos avanços para a cultura cedrense. Encerramos essa capacitação, que foi fundamental para que nossos artistas possam elaborar seus próprios projetos e aproveitar as oportunidades de editais, tanto municipais quanto estaduais. Arte e cultura geram emprego e, com certeza, têm muito a crescer em Cedro", afirmou Silvana, desejando ainda boas festas aos participantes e agradecendo o apoio recebido durante sua gestão. Josemir Silva, presidente do Conselho Municipal de Cultura de Cedro, elogiou a iniciativa e reforçou a importância da participação dos artistas em momentos como esse. "Essas capacitações são essenciais em um cenário de novos incentivos financeiros. Infelizmente, a participação ainda foi tímida, mas eventos como este são fundamentais para que os artistas entendam os critérios dos editais e ampliem suas possibilidades", pontuou. *Com a palavra, quem faz cultura em Cedro*Entre os participantes da capacitação, Eliane Morais, vencedora de um edital de audiovisual promovido pelo município, compartilhou detalhes do documentário "Café com Mulheres", que busca resgatar e valorizar a presença feminina na cultura de Cedro. "Nosso objetivo é destacar o papel das mulheres no cenário artístico e cultural, promovendo um diálogo entre elas e o público. Queremos reacender essa chama e inspirar outras mulheres a continuarem fortalecendo a cultura local", disse Eliane. Outra participante, Mayara Oliveira, ressaltou a importância da capacitação para o desenvolvimento das habilidades dos agentes culturais. "Foi um momento ímpar. Aprendemos a criar projetos culturais e a nos preparar para os editais que estão em ascensão. Estou muito grata por essa oportunidade", afirmou. Mayara também celebrou a aprovação de seu projeto no edital da PNAB para a realização do Festival de Arte e Cultura (FEARC), intitulado "Um Salve a Seu Neném". O evento, previsto para os dias 18 e 19 de janeiro de 2025, reunirá diversas manifestações artísticas e culturais, com atividades na zona rural e na sede do município. "Será um momento de celebração das expressões artísticas locais. Convidamos toda a comunidade a prestigiar e valorizar os talentos da nossa terra", finalizou.
Cedro busca consolidar sua posição como um celeiro de talentos, promovendo cada vez mais oportunidades para artistas e agentes culturais. Nos dias 18 e 19 de dezembro, aproximadamente 40 fazedores de cultura de Cedro participaram de uma capacitação voltada para a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O evento abordou temas como a elaboração de projetos culturais, criação de portfólios, funcionamento da Plataforma Mapa Cultural, além de informações sobre editais promovidos pelo Governo do Ceará.
A secretária de Cultura de Cedro, Silvana Leite, destacou a relevância do evento para os artistas locais e o desenvolvimento cultural do município. "Foi um ano de muitos avanços para a cultura cedrense. Encerramos essa capacitação, que foi fundamental para que nossos artistas possam elaborar seus próprios projetos e aproveitar as oportunidades de editais, tanto municipais quanto estaduais. Arte e cultura geram emprego e, com certeza, têm muito a crescer em Cedro", afirmou Silvana, desejando ainda boas festas aos participantes e agradecendo o apoio recebido durante sua gestão.
Josemir Silva, presidente do Conselho Municipal de Cultura de Cedro, elogiou a iniciativa e reforçou a importância da participação dos artistas em momentos como esse. "Essas capacitações são essenciais em um cenário de novos incentivos financeiros. Infelizmente, a participação ainda foi tímida, mas eventos como este são fundamentais para que os artistas entendam os critérios dos editais e ampliem suas possibilidades", pontuou.
*Com a palavra, quem faz cultura em Cedro*
Entre os participantes da capacitação, Eliane Morais, vencedora de um edital de audiovisual promovido pelo município, compartilhou detalhes do documentário "Café com Mulheres", que busca resgatar e valorizar a presença feminina na cultura de Cedro. "Nosso objetivo é destacar o papel das mulheres no cenário artístico e cultural, promovendo um diálogo entre elas e o público. Queremos reacender essa chama e inspirar outras mulheres a continuarem fortalecendo a cultura local", disse Eliane.
Outra participante, Mayara Oliveira, ressaltou a importância da capacitação para o desenvolvimento das habilidades dos agentes culturais. "Foi um momento ímpar. Aprendemos a criar projetos culturais e a nos preparar para os editais que estão em ascensão. Estou muito grata por essa oportunidade", afirmou.
Mayara também celebrou a aprovação de seu projeto no edital da PNAB para a realização do Festival de Arte e Cultura (FEARC), intitulado "Um Salve a Seu Neném". O evento, previsto para os dias 18 e 19 de janeiro de 2025, reunirá diversas manifestações artísticas e culturais, com atividades na zona rural e na sede do município. "Será um momento de celebração das expressões artísticas locais. Convidamos toda a comunidade a prestigiar e valorizar os talentos da nossa terra", finalizou.