Com o aumento de casos de Covid no Ceará, a Secretaria de Saúde alerta a população, especialmente os grupos de risco, como idosos e pessoas com comorbidades, para ficarem atentos
A Secretaria de Saúde de Cedro reforça o compromisso com a saúde pública e orienta a população a manter os cuidados, como higienização frequente das mãos, uso de máscara em ambientes fechados e evitar aglomerações, especialmente para proteger os mais vulneráveis. Além disto, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das sedes urbana e rural estão preparadas para realizar triagens e, se necessário, a testagem para Covid-19.
A gestão municipal segue monitorando a situação e já adotou medidas preventivas em conformidade com a nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Entre as orientações está o uso de máscara pelos profissionais de saúde. "Estamos atentos à presença do vírus no estado e em nossa região. É fundamental que, ao identificar os sintomas, as pessoas procurem atendimento nas unidades de saúde para serem avaliadas e, se necessário, testadas. O objetivo é prevenir casos graves, especialmente entre os grupos mais vulneráveis", destaca a secretária Norma Marques.
O Ministério da Saúde informa!
A Covid-19 é uma infecção respiratória de alta transmissibilidade, com quadros que variam de assintomáticos e leves até graves e críticos. A coordenadora estadual de Imunização da Sesa, Ana Karine Borges, esclarece que um lote com 8 mil doses da vacina contra Covid-19 foi recebido e distribuído entre os municípios na quinta-feira (28/11). A vacinação é uma medida fundamental para conter o avanço da doença".
Sintomas e cuidados necessários
- Coriza
- Tosse
- Dor de garganta
- Febre
- Perda de olfato e paladar