Foto: Jeday Roget
O município de Cedro foi agraciado com o Selo de Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma das mais importantes distinções concedidas pelo Ministério da Educação (MEC). O reconhecimento é destinado às gestões públicas que implementam políticas de alfabetização eficazes e promovem ações para melhorar a qualidade do ensino nos primeiros anos do ensino fundamental. O reconhecimento nacional reforça a posição de Cedro como referência em educação no Ceará, e o município já planeja novas ações para aprimorar ainda mais as práticas pedagógicas e consolidar os avanços alcançados nos últimos anos.A conquista foi anunciada na sexta-feira (22/11) e, segundo o MEC, a premiação reconhece o empenho de Cedro em garantir a alfabetização das crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de fomentar a recuperação das aprendizagens prejudicadas pela pandemia. O Selo de Ouro é a categoria mais alta da premiação, que também contempla os selos de Prata e Bronze. A cerimônia de entrega está prevista para ocorrer em Brasília, em data a ser anunciada.De acordo com o secretário de Educação, Francisco Júnior, a premiação reforça o comprometimento do município com a educação de qualidade e inclusiva. Ele destacou que Cedro se destacou em critérios como formações continuadas para professores, monitoramento do aprendizado e implementação de metodologias pedagógicas inovadoras. "Receber o Selo de Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é uma conquista coletiva. Ela reflete o trabalho incansável de professores, gestores, famílias e estudantes, além do suporte fundamental da administração municipal. Essa conquista reforça nosso compromisso de transformar vidas por meio da educação", ressaltou Francisco Júnior.Além dos programas pedagógicos, Cedro investiu na construção e reforma de escolas, ampliação de vagas e convocação de professores, o que, segundo o secretário, foi essencial para a conquista. Francisco Júnior fez questão de agradecer a todos os envolvidos no processo, destacando o papel do prefeito Joãozinho Titico e da vice-prefeita Nilma pelo apoio às iniciativas educacionais. "O trabalho conjunto é o que nos trouxe até aqui. Cedro hoje é referência em educação, e essa conquista é o resultado do empenho de todos que acreditam no poder transformador do ensino."O programa do MEC analisa diversos aspectos das políticas educacionais, incluindo a promoção da equidade educacional, levando em consideração fatores socioeconômicos, regionais, étnicos e de gênero. A avaliação também considera a colaboração entre diferentes esferas de governo, como municípios e estados, para fortalecer a alfabetização.
O município de Cedro foi agraciado com o Selo de Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma das mais importantes distinções concedidas pelo Ministério da Educação (MEC). O reconhecimento é destinado às gestões públicas que implementam políticas de alfabetização eficazes e promovem ações para melhorar a qualidade do ensino nos primeiros anos do ensino fundamental. O reconhecimento nacional reforça a posição de Cedro como referência em educação no Ceará, e o município já planeja novas ações para aprimorar ainda mais as práticas pedagógicas e consolidar os avanços alcançados nos últimos anos.
A conquista foi anunciada na sexta-feira (22/11) e, segundo o MEC, a premiação reconhece o empenho de Cedro em garantir a alfabetização das crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de fomentar a recuperação das aprendizagens prejudicadas pela pandemia. O Selo de Ouro é a categoria mais alta da premiação, que também contempla os selos de Prata e Bronze. A cerimônia de entrega está prevista para ocorrer em Brasília, em data a ser anunciada.
De acordo com o secretário de Educação, Francisco Júnior, a premiação reforça o comprometimento do município com a educação de qualidade e inclusiva. Ele destacou que Cedro se destacou em critérios como formações continuadas para professores, monitoramento do aprendizado e implementação de metodologias pedagógicas inovadoras. "Receber o Selo de Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é uma conquista coletiva. Ela reflete o trabalho incansável de professores, gestores, famílias e estudantes, além do suporte fundamental da administração municipal. Essa conquista reforça nosso compromisso de transformar vidas por meio da educação", ressaltou Francisco Júnior.
Além dos programas pedagógicos, Cedro investiu na construção e reforma de escolas, ampliação de vagas e convocação de professores, o que, segundo o secretário, foi essencial para a conquista. Francisco Júnior fez questão de agradecer a todos os envolvidos no processo, destacando o papel do prefeito Joãozinho Titico e da vice-prefeita Nilma pelo apoio às iniciativas educacionais. "O trabalho conjunto é o que nos trouxe até aqui. Cedro hoje é referência em educação, e essa conquista é o resultado do empenho de todos que acreditam no poder transformador do ensino."
O programa do MEC analisa diversos aspectos das políticas educacionais, incluindo a promoção da equidade educacional, levando em consideração fatores socioeconômicos, regionais, étnicos e de gênero. A avaliação também considera a colaboração entre diferentes esferas de governo, como municípios e estados, para fortalecer a alfabetização.