A X Exposição de Ovinos e Caprinos (ExpoCedro 2024) foi oficialmente aberta no Centro Social Urbano (CSU) de Cedro, reunindo o Prefeito Joãozinho de Titico, a Vice Ana Nilma, representantes do Governo do Ceará, políticos, parceiros e moradores locais. O evento segue até o dia 10 de novembro, com uma programação que inclui exposições de novas tecnologias, artesanato, comidas típicas e música ao vivo. Expositores do Ceará e de estados vizinhos, como Paraíba e Pernambuco, marcam presença, consolidando a ExpoCedro como uma referência regional.
Durante seu discurso, o Prefeito Joãozinho de Titico destacou o esforço coletivo para o evento e a qualidade do rebanho local. "Esse evento exige um trabalho ao longo do ano, junto com nossos criadores aqui do município que investem no melhoramento genético e na comercialização do rebanho. Gratidão aos expositores, aos stands das grandes marcas de equipamentos agrícolas. É graças aos diversos parceiros que conseguimos oferecer, neste evento, o que há de melhor aos produtores, com o coração transbordando de alegria."
O gerente da Ematerce em Cedro, José André, falou sobre o compromisso de longa data com o evento. "Em nome da Ematerce e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), estamos muito orgulhosos por fazer parte dessa festa há dez anos. Esse é um evento que valoriza o agricultor familiar e movimenta a economia local, promovendo uma integração importante entre o governo estadual e o município. Que os visitantes venham curtir e desfrutar das comidas típicas e das demais atrações dessa bela e grandiosa festa."
Fui, vi e gostei!
Daniel Loiola, criador de Santa Inês de Icó, pontuou a hospitalidade cedrense e a relevância do evento para a região Centro-Sul do Ceará. "Este é meu terceiro ano participando, e a ExpoCedro é sempre um grande orgulho. A organização e o calor humano da comunidade nos fazem querer voltar. Estou presente com o rebanho Midiã, focamos em genética de qualidade, que beneficia clientes de Cedro e toda a região."
Diogo Sales, da Paraíba, trouxe o rebanho MTCA e elogiou a estrutura do evento. "A expectativa é alta, pois estamos aqui com uma genética de ponta da raça Santa Inês, uma das melhores da Paraíba. A gente anda muito por aí e a estrutura aqui está espetacular, não falta nada. É um prazer ver um evento tão bem organizado, que traz oportunidades de conhecimento e de crescimento para os criadores."
O professor Vilemar de Souza, da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca de Albuquerque Moura, reforçou a importância da exposição para os estudantes. "Eventos como a ExpoCedro não movimentam só a economia de Cedro e municípios vizinhos, mas também promovem o aprendizado. É um evento que cresce a cada ano. Com nossos alunos participando, eles ganham uma visão prática do que é o setor agrícola, com rodadas de negócios, palestras e debates. Esse é um investimento no futuro de Cedro."
Para mais detalhes sobre a programação, acesse o site oficial da Prefeitura de Cedro.