Cedro encerrou em grande estilo a campanha Outubro Rosa, voltada para a prevenção e combate ao câncer de mama.
Foto: Instagram da UBS Lagedo
Ao longo de outubro, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) intensificaram a realização de mamografias e promoveram diversas ações educativas para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. Este ano, a campanha ganha ainda mais relevância diante das estimativas do INCA (Instituto Nacional do Câncer), que alerta para mais de 70 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, a maioria entre as mulheres, com apenas 1% dos casos afetando homens.
Com o trabalho conjunto das equipes de saúde, a campanha deste ano deixa seu impacto nas comunidades de Cedro, fortalecendo o cuidado com a saúde das mulheres e promovendo a conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama.
A secretária de Saúde, Norma Marques, fez um balanço das atividades e destacou o empenho de toda a equipe ao longo do mês. "Sentimento de gratidão pela atuação das nossas equipes que deram um show durante o Outubro Rosa, com diversas atividades e ampliando os serviços de saúde voltados para as mulheres. Foi um mês em que intensificamos os exames de rastreamento do câncer, realizando mais de 90 mamografias e buscando o diagnóstico precoce. Gratidão aos profissionais, à central de regulação e a todos os envolvidos nas ações que levaram mais saúde e qualidade de vida para nossa população."