NOTÍCIAS

30-OUT-2024

70 estudantes de Cedro participaram da 2ª fase da Obmep 2024

Mais de 900 mil estudantes vão disputar as medalhas de ouro, prata e bronze da maior olimpíada do conhecimento do país. E o nosso município está competindo, firme

Por Ascom 30/10/2024 #agenda
As provas da primeira fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) ocorreram dias atrás. Mais de 900 mil estudantes de todo o país participaram; de Cedro, foram 70. Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), esta é considerada a maior olimpíada do conhecimento do país. A Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Educação, gestores escolares, alunos e pais se preparam anualmente para a aplicação das provas. 
 
A professora Aldenoura Gomes, da Secretaria de Educação (responsável por acompanhar e coordenador as olimpíadas em Cedro), destaca a participação dos cedrenses na 19ª Obmep. "As provas acontecem em dois momentos. Passamos da primeira fase e estamos agora na segunda. Nosso sentimento é de satisfação, de gratidão. O trabalho da Obmep requer dedicação. Nesse aspecto, nossos gestores não medem esforços para que esses alunos obtenham bom êxito". Aldenoura explica que, para 2024, a motivação é ainda maior: em 2023, Cedro foi contemplado com um aluno medalhista de prata. "Não podemos deixar por menos".
 
Ela pondera, contudo, que o aprendizado de cada estudante vai muito além da premiação. O que fica de ganho, verdadeiramente, é a oportunidade de os alunos desenvolverem o raciocínio lógico, a aprendizagem. "Pelos relatos, observamos a quantidade de alunos que estão ingressando em faculdades sem a necessidade de fazerem vestibular". A professora ressalta que a Olimpíada abre horizontes, sem contar o incentivo que a premiação representa: alunos são contemplados com bolsas científicas. "Incentivar os nossos jovens para os estudos é o melhor presente, a melhor herança que os pais podem deixar para seus filhos".
 
Obmep
Criada em 2005 pelo Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a Obmep contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos. Outros objetivos são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros acesse material didático de qualidade.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024Selo TCE Ceará SustentávelSelo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024