As provas da primeira fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) ocorreram dias atrás. Mais de 900 mil estudantes de todo o país participaram; de Cedro, foram 70. Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), esta é considerada a maior olimpíada do conhecimento do país. A Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Educação, gestores escolares, alunos e pais se preparam anualmente para a aplicação das provas. A professora Aldenoura Gomes, da Secretaria de Educação (responsável por acompanhar e coordenador as olimpíadas em Cedro), destaca a participação dos cedrenses na 19ª Obmep. "As provas acontecem em dois momentos. Passamos da primeira fase e estamos agora na segunda. Nosso sentimento é de satisfação, de gratidão. O trabalho da Obmep requer dedicação. Nesse aspecto, nossos gestores não medem esforços para que esses alunos obtenham bom êxito". Aldenoura explica que, para 2024, a motivação é ainda maior: em 2023, Cedro foi contemplado com um aluno medalhista de prata. "Não podemos deixar por menos". Ela pondera, contudo, que o aprendizado de cada estudante vai muito além da premiação. O que fica de ganho, verdadeiramente, é a oportunidade de os alunos desenvolverem o raciocínio lógico, a aprendizagem. "Pelos relatos, observamos a quantidade de alunos que estão ingressando em faculdades sem a necessidade de fazerem vestibular". A professora ressalta que a Olimpíada abre horizontes, sem contar o incentivo que a premiação representa: alunos são contemplados com bolsas científicas. "Incentivar os nossos jovens para os estudos é o melhor presente, a melhor herança que os pais podem deixar para seus filhos". ObmepCriada em 2005 pelo Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a Obmep contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos. Outros objetivos são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros acesse material didático de qualidade.
As provas da primeira fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) ocorreram dias atrás. Mais de 900 mil estudantes de todo o país participaram; de Cedro, foram 70. Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), esta é considerada a maior olimpíada do conhecimento do país. A Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Educação, gestores escolares, alunos e pais se preparam anualmente para a aplicação das provas.
A professora Aldenoura Gomes, da Secretaria de Educação (responsável por acompanhar e coordenador as olimpíadas em Cedro), destaca a participação dos cedrenses na 19ª Obmep. "As provas acontecem em dois momentos. Passamos da primeira fase e estamos agora na segunda. Nosso sentimento é de satisfação, de gratidão. O trabalho da Obmep requer dedicação. Nesse aspecto, nossos gestores não medem esforços para que esses alunos obtenham bom êxito". Aldenoura explica que, para 2024, a motivação é ainda maior: em 2023, Cedro foi contemplado com um aluno medalhista de prata. "Não podemos deixar por menos".
Ela pondera, contudo, que o aprendizado de cada estudante vai muito além da premiação. O que fica de ganho, verdadeiramente, é a oportunidade de os alunos desenvolverem o raciocínio lógico, a aprendizagem. "Pelos relatos, observamos a quantidade de alunos que estão ingressando em faculdades sem a necessidade de fazerem vestibular". A professora ressalta que a Olimpíada abre horizontes, sem contar o incentivo que a premiação representa: alunos são contemplados com bolsas científicas. "Incentivar os nossos jovens para os estudos é o melhor presente, a melhor herança que os pais podem deixar para seus filhos".
Obmep
Criada em 2005 pelo Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a Obmep contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos. Outros objetivos são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros acesse material didático de qualidade.