NOTÍCIAS

25-OUT-2024

Projeto de Literatura de Cordel mantém viva a cultura popular em Cedro

Ação acontece na Escola Antônio Pinheiro Torres, localizada no Distrito do Vale do Machado

#Agenda POR MACIEL BEZERRA 25 DE OUTUBRO DE 2024

Foto: Divulgação Facebook da Escola

A arte, a cultura e a educação de Cedro merecem todo o apoio e destaque. Prova disso são os estudantes do 9º ano da Escola Antônio Pinheiro Torres, engajados em um projeto de Literatura de Cordel que valoriza o cotidiano e a cultura local. Intitulado "Árvores são poemas que a terra escreve para o Céu", o projeto integra a tradição do cordel com atividades como desenho, colagem, textos criativos e produção de vídeos, promovendo a arte e a cultura popular entre os jovens.
 
De acordo com a coordenadora pedagógica Adryana Mabel, o projeto é uma oportunidade de apresentar aos estudantes um dos gêneros literários mais tradicionais do Brasil, especialmente relevante em Cedro. "A literatura de cordel, com sua oralidade e presença de elementos da cultura brasileira, é uma ponte para que os alunos se sintam parte de sua cultura local. Nosso objetivo é despertar a curiosidade dos estudantes para aprenderem mais sobre essa tradição, que fortalece a conexão com o ambiente natural e cultural em que vivem", destaca a coordenadora.
 
O professor e cordelista Cícero Pereira, responsável pelas aulas de língua portuguesa e oficinas de cordel na escola, compartilha o entusiasmo pelo projeto, que vem estimulando a apreciação da literatura entre os alunos. "Trabalhar com o cordel permite que os estudantes não só conheçam a cultura, mas também se expressem por meio dela. Como cordelista, tenho o privilégio de conduzir oficinas e inspirar os jovens a valorizar temas da nossa região e assuntos contemporâneos. Embora nem todos se interessem pelo cordel, sinto que muitos estão começando a apreciar essa forma de literatura, o que me traz grande satisfação", relata o professor, que já possui cordéis publicados, como "Cedro, 100 anos de história" e "Cordel: um divino de rimas", de 2022.
 
O projeto da Escola Antônio Pinheiro Torres é mais uma ação da rede pública de ensino de Cedro, que busca preservar e promover as manifestações culturais regionais, mantendo vivas tradições que contribuem para a formação cidadã e cultural dos alunos.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 3 dia(s)

Cedro é destaque no programa Previne Brasil com nota 10

Município lidera na Regional de Saúde e está entre os melhores do Ceará

#Cultura Há 4 dia(s)

Prefeitura abre inscrições para projetos culturais com recursos da PNAB 2024

Editais incluem o Prêmio Cultura Popular, o Fomento à Execução de Ações Culturais (apoio direto a projetos) e a Seleção de Espaços e Ambientes Culturais

#Agenda Há 6 dia(s)

Prefeitura de Cedro antecipa 13º Salário dos Servidores Municipais

O anúncio foi feito nas redes sociais do prefeito Joãozinho de Titico. Servidores municipais merecem

#Agenda Há 6 dia(s)

Estudantes de Cedro visitam ateliê Renê Campos: aprendendo a reciclar e preservar o meio ambiente

Em uma das etapas do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, jovens aprenderam a importância da reciclagem e a produção de peças.

#Agenda Há 6 dia(s)

Prefeitura de Cedro faz festa para crianças atendidas pelo Centro de Atendimento Integrado em Saúde com Espectro Autista

Festejo, em celebração ao Dia da Criança, faz parte da programação anual das ações desenvolvidas pelo Instituto Mão Amiga no município

#Agenda Há 7 dia(s)

Cedro celebra 104 anos de emancipação política com Missa em Ação de Graças e muitas homenagens

Celebração presidida pelo Padre Ademar Alves contou com as presenças do prefeito Joãozinho de Titico, da primeira-dama Cláudia Dionízio, da vice Ana Nilma, autoridades e população

#Agenda Há 10 dia(s)

Estudantes de Cedro são destaques em premiação do Peteca 2024

Cedro ficou entre os melhores na modalidade poesia. Jhennyfe Pinheiro e Isabela Santana, do 8º ano da Escola Antônio Pinheiro Torres, venceram com o trabalho “Eu não tenho racismo”

#Agenda Há 12 dia(s)

Prefeitura de Cedro alerta para o funcionamento dos semáforos no centro da cidade

Os sinais luminosos são modernos e possuem sistema de led, proporcionando maior durabilidade e menor consumo de energia

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito