Cadernetas das crianças e adolescentes devem estar atualizadas, com todas as vacinas em dia
Uma das principais e mais eficazes formas de evitar o adoecimento de crianças e adolescentes é a vacinação. A Prefeitura de Cedro, nesse sentido, permanece atenta às campanhas e necessidades da população. No dia 14 de junho foi encerrada oficialmente a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, mas o município segue vacinando até o final do mês. Além desta campanha, a gestão municipal continua vacinando contra a Influenza.
O objetivo da campanha contra a Pólio foi alertar sobre a prevenção e reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no país, além de reforçar medidas para a erradicação da doença. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é causada pelos poliovírus dos sorotipos 1, 2 e 3. Graças às campanhas de vacinação, os tipos 2 e 3 foram declarados erradicados pela Organização Mundial de Saúde em 2015 e 2019, respectivamente. No entanto, o poliovírus selvagem tipo 1 ainda circula.
Em relação à influenza, a Coordenadora da Imunização de Cedro, Thamires Sarah, destaca:"Deixo meu recado aos pais para que vacinem seus filhos contra a influenza, temos muitos casos de doenças respiratórias que podem ser prevenidas com a vacinação. Aqui em Cedro, temos vacinas disponíveis". E reforça: "Também continuamos até o final do mês com a vacina da VOP, a Gotinha segue sendo ofertada até o dia 30 de junho. Não deixem de levar os seus filhos para vacinar, precisamos cuidar e prevenir doenças na vida de quem amamos".