Realização da Secretaria de Proteção Social do Governo do Ceará, evento reúne 13 municípios da região sobre atuação junto aos povos originários e comunidades tradicionais
Dialogar e fortalecer a política pública com respeito, garantia da proteção social e reconhecimento dos direitos sociais e culturais dos povos e comunidades tradicionais. Eis o objetivo da oficina regional "Assistência Social e a Primeira Infância no SUAS no Trabalho Social com família de povos originários e comunidades tradicionais", organizada pela Secretaria de Proteção Social do Governo do Estado. Na região Centro-Sul, Cedro foi escolhido para receber os representantes das cidades vizinhas na terça (11/06) e na quarta (12/06).
O evento acontece no Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (SENAC), com uma vasta programação de mesas redondas, apresentações culturais, apresentação e análise das propostas de alteração do Caderno de Orientações Técnicas sobre Povos Originários e Comunidades Tradicionais do Estado do Ceará. No segundo dia de evento, orientações sobre a metodologia do trabalho em grupo, socialização e debates sobre os resultados do trabalho de grupo, além de demandas relacionadas ao CRAS e avaliações
"É um prazer sediar esse evento que o estado está organizando na região centro-sul, com representantes de todos os municípios, estamos abrindo nossas portas agradecendo ao Governo do Estado e reforçar que é fundamental desenvolver esse trabalho com as comunidades e que cada município tem representatividade destes povos e que precisamos estar perto, unindo os saberes e capacidades, trabalhando efetivamente cada publico. Gratidão ao prefeito Joãozinho de Titico e a toda equipe que organizou e esta atuando no evento", informou a Secretaria de Assistência Social, Luciana Vieira.
A Coordenadora de gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), da Secretaria de Proteção Social do Governo do Ceará, Célia Melo agradeceu a acolhida do município. "Agradeço a secretária Luciana, ao prefeito Joãozinho por receber essa oficina regional sobre trabalho social com famílias de povos originários e comunidades tradicionais. A presença do prefeito na abertura do evento mostra o valor dele que esta sendo desenvolvido em 14 regiões do Estado".
Célia também comentou sobre as oficinas. "Essa é uma das estratégias do Estado e tem como objetivo central assessorar as equipes municipais no trabalho social com famílias de povos originados e comunidades tradicionais na gestão, proteção social basica e especial. Uma ação de grande importância porque uma das atribuições estratégicas do estado em relação aos municípios é ofertar apoio técnico e um processo de educação permanente aos trabalhadores e gestores do sistema único de assistência social e para cumprir essa atribuição o apoio dos municípios é fundamental e ao sediar o evento, Cedro colabora de forma objetiva com o Estado e com os 13 municipios que estão participando desse evento".