02-JUN-2024

Quadrilha junina Fogo do Sertão realiza 1ª apresentação do ano para a população

Estreia contou com presença de excelente público no Centro Social Urbano (CSU)

#Agenda 02 DE JUNHO DE 2024

Um dos meses mais festivos do ano para o povo nordestino é o mês de junho. Durante todo esse período as festas juninas celebram a alegria nas cidades e a fartura da colheita no roçado. Na cultura, os grupos juninos se empenham em levar apresentações para a população e conquistar festivais pelas cidades. É assim no Ceará, é assim em Cedro, com muita animação e participação da comunidade.

No domingo (02/06), ocorreu a estreia da quadrilha junina Fogo do Sertão, que completa 10 anos de formação e, neste ano, apresenta o tema "Viver é melhor que sonhar", uma homenagem ao cantor cearense Belchior. O grupo recebeu recursos financeiros da gestão municipal e realizará maratona de apresentações pela região.

"Prestigiamos a quadrilha Fogo do Sertão, que fez uma belíssima apresentação com o apoio da gestão municipal, da Secretaria de Cultura do Município e do Governo do Estado do Ceará. Agradeço a todos que assistiram e ao grupo que trouxe um tema belíssimo, falando sobre a vida e a arte de Belchior", enalteceu a secretária de Cultura Silvana Leite.

Josemir Silva, coordenador da quadrilha, comentou sobre a preparação, a estreia e a expectativa para os festivais da região. "Demos o pontapé inicial para a temporada 2024, ano muito especial em que completamos 10 anos. Para comemorar, preparamos uma homenagem a Belchior, grande nome da música popular brasileira e que tem em sua filosofia de vida, um paradoxo entre razão e emoção. Estreamos esse projeto grandioso que representará Cedro nos festivais da região, que se iniciam no dia 8 de junho. Desde o ano passado nos preparamos, contando com o apoio da Prefeitura de Cedro, que é fundamental. Apoiar a cultura é apoiar também a educação e a assistência social".

Fui, vi, dancei e amei!

"O meu personagem é a inteligência criativa de Belchior, que representa o processo que o cantor/compositor tinha para criar canções. O tom amarelo representa a inteligência; o laranja a criatividade; no colete, com cor de folha de papel antiga, tem algumas frases e composições dele. É um projeto maior que fala sobre a filosofia de vida, através das suas canções. Além das músicas de Belchior, trouxemos outras canções que colaboram com a filosofia do artista. O elenco criativo e performático, além do projeto, é todo formado e pensado por artistas cedrenses. A expectativa é altíssima, por causa da temática de responsabilidade e de um projeto que levará o nome de Cedro e dos artistas para outras cidades. Como fazedores de cultura estamos ensinando aos que estão no projeto e não conheciam Belchior, e que passaram a conhecer. Esperamos que o público também possa conhecer, através da nossa quadrilha". Jemerson Caleb, marcador da quadrilha Fogo do Sertão

"Vamos nos apresentar em vários outros lugares, vai ter muitas festas de quadrilhas e festivais.; A minha expectativa é muito grande. Sou brincante desde quando eu era pequena, amo quadrilha e estou muito feliz em dançar na Fogo do Sertão para mostrar nossa história a vocês e para muitos outros lugares. O mês de junho é o melhor, a gente sente a energia junina no nosso corpo. É muito satisfatório trazer alegria e mostrar ogrupo nos lugares que não puderam ver ainda uma quadrilha que nem a nossa. Eu não conhecia Belchior, conheci depois que entrei na quadrilha, e foi muito impactante a história dele, as músicas. Isso tudo vai ser mostrado a outras pessoas". Graziela Oliveira, brincante.

"Prestigiar esse momento grandioso, a cultura nordestina, é tudo. Estamos iniciando o mês de junho, mês festivo, de São João. Meu filho e minha sobrinha são brincantes e adoram quadrilhas. Quero agradecer a todo mundo, à coordenação, por esse momento tão belíssimo e grandioso na cidade de Cedro. Esse ano tem um diferencial enorme, com a abertura dos festejos a cargo da Fogo do Sertão, homenageando Belchior, que é um ícone do Brasil". Verlânia Alves.