31-MAI-2024

Cedro inicia campanha de vacinação contra a Poliomielite

Crianças entre 1 e 5 anos devem ser imunizadas

#Agenda 31 DE MAIO DE 2024

A saúde da nossa gente é prioridade para a gestão municipal. Por este motivo, a Prefeitura de Cedro aderiu à campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, do Ministério da Saúde, lançada na segunda-feira (27/05). O objetivo é vacinar, no mínimo, 95% do público-alvo, que abrange cerca de 13 milhões de crianças menores de cinco anos no país. Os PSFs de Cedro já estão realizando a vacinação.

O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989 e, cinco anos depois, em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, no ano passado, o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC).

Também chamada de paralisia infantil ou pólio, a poliomielite é uma doença contagiosa aguda irreversível causada pelo poliovírus selvagem (PVS). Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

"Iniciamos mais uma campanha de vacinação, desta vez a vacina contra a Poliomielite, vacina que previne contra a paralisia infantil. Orientamos os pais ou responsáveis de crianças de um a cinco anos que levem seus filhos até o PSF para receber as duas gotinhas que salvam vidas. Não vai ter furada dessa vez. Qualquer dúvida procure seu agente de saúde, enfermeiro, técnico de enfermagem, mas não deixe de vacinar seu filho", informou a Coordenadora de Imunização, Thamires Sarah.