A ação se faz necessária ao longo do ano e intensificado neste mês de maio
Todos os anos, cerca de 500 mil crianças e adolescentes são vítimas de violência sexual no Brasil, o que coloca o país na segunda posição no ranking de países com maior número de ocorrências de abusos e exploração sexual infantil, segundo dados do Instituto Liberta. Atenta a essa questão, a Prefeitura de Cedro realiza ações diversas para prevenir e combater o abuso sexual contra crianças e adolescentes.
Por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS II), a gestão municipal realizou na quinta-feira (23/05) uma ação educativa com famílias cedrenses que participam dos grupos de gestantes, mulheres e beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará acompanhadas pelo CRAS II.
A iniciativa é parte da campanha Maio Laranja, que busca disseminar informações sobre o Combate e Prevenção ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja. Dentro deste contexto, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.
"A campanha Maio Laranja busca viabilizar mais informações de como a sociedade pode combater e prevenir o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. Realizamos uma apresentação de fantoches bem dinâmica, para levar informações de como é possível conversar com os filhos a respeito da prevenção, do que é permitido ou não e como desenvolver comunicação e diálogo com essas crianças e jovens para que tenham confiança nos pais e cuidadores que eles podem contar em uma situação de risco", informou a psicóloga do CRAS II, Joyce Gonçalves.
Em caso de suspeita de abuso infantil qualquer pessoa pode denunciar.