Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica conta com avaliações realizadas em todo o Brasil
A educação cedrense vem alçando voos cada vez mais altos, reflexo do compromisso da equipe da gestão municipal com os alunos, professores e toda a estrutura necessária para o aprendizado. Por isso, a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na sexta-feira (17/05), em conjunto com a coordenação das olimpíadas, a aplicação das provas da 27º Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
"A secretaria tem o compromisso de proporcionar que os alunos participem de outras propostas, como as olimpíadas, que contribuem para a formação, descoberta de talentos e conquista de novos horizontes. Em 2023, o aluno Carlos Eduardo, da escola João Batista Moreno, conquistou pela primeira vez uma medalha de olimpíada a nível nacional, na OBMEP e isso serve como estímulo para as escolas e demais alunos", informou a técnica da educação e coordenadora das olimpíadas no âmbito municipal, Aldenoura Gomes.
Aldenoura também agradeceu aos envolvidos na realização das olimpíadas. "Agradeço o apoio irrestrito da Secretaria de Educação com a viabilização dos materiais, impressão e transporte das provas, ao prefeito Joãozinho de Titico e a vice-prefeita Ana Nilma que comandam essa gestão comprometida com a educação do município. E agradecemos a todos os gestores das escolas, professores, alunos e parceiros que contribuem com a educação de Cedro".
O QUE É OBA?
A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional e no exterior, desde que por escolas de língua portuguesa, seu objetivo é fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.