Para se vacinar o cidadão deverá comparecer com documentos pessoais e cartão do SUS
Cuidar da nossa gente, com vacinação, é cuidado de sempre. Combater doenças como a gripe é fundamental. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) liberou a vacina contra a gripe (influenza) para pessoas de todas as faixas etárias, e Cedro já iniciou a imunização da população. A ação tem o intuito de otimizar o uso das doses de vacinas disponíveis e reduzir a circulação viral especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.
No Ceará, a campanha de imunização dos grupos prioritários iniciou no dia 11 de março e atingiu 28,6% da cobertura, com 849.062 doses aplicadas. Os dados são do Localiza SUS, plataforma de dados estratégicos de saúde do Ministério da Saúde, que disponibilizou mais de dois milhões de doses para a campanha no Ceará.
"Foi liberada a vacinação contra a influenza para toda a população de Cedro. Com a liberação do Ministério da Saúde, todos os PSFs estão com as vacinas disponíveis, tanto pela manhã como à tarde. Não deixem de ir porque estamos em um período com muitos casos de virose, hospitais lotados e a vacina é a melhor forma de prevenção", afirmou a Coordenadora de Imunização de Cedro, Thamires Sarah.
O secretário Executivo de Vigilância em Saúde, Antônio Lima Neto, comentou sobre a decisão. "A vacina foi liberada para todas as faixas etárias, temos a cobertura de cerca de 28% dos grupos prioritários, por isso, vamos aumentar a barreira imunológica, porque a transmissão do vírus continua, principalmente do soro da influenza tipo A. Temos aumento de casos, em alguns cenários específicos, e precisamos de fato expandir mais rapidamente essa vacinação para todos os grupos".
Lima Neto esclarece que a vacina é uma forma de prevenção, inclusive para evitar casos graves da doença. "Às vezes temos a impressão de que a gripe é uma doença muito leve, mas ela pode ser uma doença grave para alguns grupos, sobretudo para crianças, idosos, gestantes e algumas pessoas da população em geral. A vacina tem impacto muito grande em uma série de doenças sazonais, sobretudo doenças respiratórias, que ocorrem nesse momento de quadra chuvosa. É uma vacina extremamente segura e eficaz que já utilizamos há décadas no Brasil e que protege com muita tranquilidade boa parte da população".