Por orientação do Ministério da Saúde, as ações foram realizadas por mais de 3 meses
Uma semana de conscientização que durou meses. Assim foi o trabalho da Prefeitura de Cedro, por meio da parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação, na promoção da "Semana da Saúde na Escola". Ao todo, foram 3 meses de atividades, sob orientação do Ministério da Saúde, tratando, junto aos estudantes, professores e comunidade escolar, de temas como dengue, vacinação, meio ambiente, cidadania e direitos humanos.
O encerramento oficial da semana aconteceu na quinta-feira (25/04) e contou com extensa programação sobre o combate ao mosquitoAedes aegypti, uma das maiores preocupações da Secretaria de Saúde, pois já foram confirmados 15 casos de dengue. Além disto, toda a gestão continua vigilante para realizar o bloqueio nas comunidades e bairros com casos positivos. Mesmo após o encerramento, as atividades continuam; na terça-feira (30/04), a Escola Francisca de Jesus Cavalcanti realizará ação de vacinação contra a gripe para professores e alunos.
"Finalizando a campanha, que contou com várias ações dentro do município e durou três meses, foram tratados temas relacionados à saúde dentro da escola: verificação da carteira vacinal, aplicação de vacina, combate ao mosquito, meio ambiente, cidadania e direitos humanos. Uma ação de suma importância, levando saúde para dentro das escolas, oportunizando os jovens a se conectarem a temas da saúde", comentou o Coordenador do Programa Saúde na Escola (PSE- Saúde),Francedilson Lima.
Francedilson também agradeceu a todos os envolvidos e lembrou as ações realizadas. "Agradeço a colaboração da Secretaria de Saúde de Cedro e do prefeito Joãozinho de Titico, que sempre colaboram para que essas ações sejam realizadas. Gratidão aos enfermeiros que participaram na vacinação, escola por escola, na sede e na zona rural. Foi um momento muito positivo, com interação entre alunos, através de vídeos, gincanas, brindes, palestras, explicação de aplicativos, panfletagem, gincanas e muitos ações realizadas dentro das escolas durante todo esse período".