A declaração da vacinação deve ser realizada até o dia 15 de maio
A campanha de vacinação do rebanho bovino e bubalino contra a febre aftosa entra nos últimos dias no Ceará; o objetivo é vacinar todos os animais ou, no mínimo, 90% das 2,7 milhões de cabeças de gado no estado. Por isso, a Prefeitura de Cedro reforça a importância da compra das vacinas, nas revendas autorizadas pela Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), até o dia 30 de abril, e também da notificação da vacinação dos animais que deve ser realizada até o dia 15 de maio. O prefeito de Cedro, Joãozinho de Titico, reforça que se isto acontecer o Ceará atingirá o status de "livre de febre aftosa sem vacinação" e não precisará realizar novas campanhas de vacinação.
"Os homens e mulheres do campo tem uma missão importante e urgente que é vacinar todo o seu rebanho contra a Febre Aftosa em Cedro. O objetivo é que possamos retomar o comércio de nossos animais com outros estados, o que não é possível no momento pela ausência da vacina. O nosso pedido é que todos vacinem e informem aos órgãos competentes sobre a vacinação. Conto com todos vocês", informou o prefeito Joãozinho de Titico durante visita ao escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce).
O Assessor Especial de Assuntos Municipais do Governo do Estado, Artur Bruno, ressalta a importância de alcançar este status para a economia agropecuária do Ceará. "Se conseguirmos vacinar mais de 90% do nosso rebanho, no ano que vem vamos ser um estado livre da aftosa. Se a gente conseguir cumprir essas metas esse ano, não será necessário vacinar novamente o nosso rebanho. Isso é um grande ganho econômico, vai dar mais credibilidade para o gado bovino do Ceará que será mais valorizado e comercializado com muito mais valor, segurança, precisão e credibilidade. Isto requer todo o cuidado dos criadores e será fundamental para a arrecadação do estado do Ceará, decisivo para a saúde dos rebanhos e quem ganha com isso é o criador".
A Ematerce é parceira nesta campanha de vacinação e o gerente do escritório local, José André, faz um chamamento aos produtores. "Normalmente tínhamos duas campanhas no ano, em maio e novembro, mas desta feita teremos apenas uma campanha no mês de abril e ela poderá ser a última campanha a ser realizada de combate à febre aftosa. Reforçamos o trabalho que está sendo feito em todo o estado do Ceará para conscientizar a importância dessa campanha para vacinar seus rebanhos. A aquisição da vacina é até 30 de abril e até 15 de maio para informar a vacinação de todo o rebanho. Contamos com a participação dos criadores de Cedro para que esta seja a última campanha de vacinação, deixando o estado do Ceará livre de Aftosa".